SELEÇÃO DE JALECO

Tiano inscreveu seu nome no futebol, na medicina e na política

 



“Dois acontecimentos históricos devidamente registrados em jornais, marcaram a trajetória de Tiano pelos gramados recifenses. Em ambos, esteve presente como um dos protagonistas, uma das estrelas do espetáculo. Na estupenda vitória do Santa Cruz em cima do rival América, na maior virada jamais vista no futebol pernambucano, quando o time tricolor saiu de um 5 x 1 adverso para uma esmagadora vitória por 7 x 5, os seis gols da virada assinalados em nada menos de 15 minutos, os últimos do jogo. E o segundo, na partida que registra a primeira vitória de um time nordestino em confronto contra uma equipe do Sul do país, região que ditava as regras e, por suposto, de como o futebol deveria ser jogado.”

Você leu um pequeno trecho das sete páginas e meia do capítulo dedicado ao pernambucano de Olinda Martiniano Fernandes, o atacante Tiano, dos primeiros tempos do Santa Cruz, no livro “Seleção de Jaleco”, escrito com muita pertinácia e competência Lucídio José de Oliveira e Roberto Vieira, dois amantes da medicina, a carreira que abraçaram, e do futebol.

Os demais jogadores médicos focalizados são Afonsinho, Carvalho Leite, Gilson Saraiva, Marcial, Mário de Castro, Nariz, Pedro Amorim, Salomão, Sócrates, Tostão e o argentino Bilardo, este como técnico. São citados os médicos Gilberto Cardoso, ex-presidente do Flamengo, e Newton Paes Barreto, considerado o introdutor da medicina esportiva no Brasil.

Comentários