FUTEBOL & ESSA COISA TODA – Lenivaldo Aragão

 (Diversos assuntos em foco)


 


TEM NORDESTÃO NA ILHA



Nesta quinta-feira (24), a bola rola na Ilha do Retiro, mas pela Copa do Nordeste. O Sport recebe o Botafogo da Paraíba, às 21h30. O Leão está na quarta colocação do Grupo A, com 7 pontos obtidos em 2 vitórias e 1 empate. Sofreu uma derrota. À sua frente, Fortaleza (1º /12), CSA (2º /11) e Sampaio Corrêa (3º / 7). Este tem a mesma pontuação da equipe pernambucana, todavia conta com uma vitória a mais. A Bolívia Querida também estará em campo. No mesmo horário de Sport x Botafogo encara o Bahia, em Salvador. O Sampaio é do Grupo B e está na quarta posição, abaixo do Ceará (1º), CRB (2º) e Náutico (3º).

O Sport recebe o Botafogo-PB pela Copa do Nordeste (Foto: reprodução GE)


A ÚLTIMA ESPERANÇA

Depois que Náutico e Salgueiro foram despachados da Copa do Brasil no vapt-vupt, ou seja, com apenas um jogo (Tocantinópolis-TO 1 x 0 Náutico e Salgueiro 0 x 3 Santos), resta ao Sport a missão de procurar minorar a situação de Pernambuco na competição. O Leão  tem sua estreia programada para a próxima quarta-feira (2 de março). Irá a Teresina enfrentar o Altos. Basta empatar para continuar na competição.

DERROTAS ANUNCIADAS

Para o Salgueiro, a participação na Copa do Brasil 2022 – 0 x 3 contra o Santos – foi uma repetição da sua presença em 2021 – 0 x 3 diante do Corinthians. Ambos os jogos realizados no Estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro, contra duas das quatro principais equipes  paulistas.  

CLAUDEMIR TEM RAZÃO

Num dos seus brilhantes artigos, reproduzido neste espaço, o companheiro Claudemir Gomes diz, numa análise sobre a Copa do Brasil: Apesar da “abertura democrática”, sabemos que, a atual forma de disputa privilegia os grandes times nacionais, fato que torna a disputa do título restrita a um grupo de elite cuja realidade financeira e técnica difere da maioria dos participantes desta farra do futebol tupiniquim.”

E CAMUTANGA?

Não se pode deixar de reconhecer o espírito de luta do zagueiro Camutanga, que está sempre salvando a meta alvirrubra de situações difíceis. Porém, é preciso que alguém lhe diga – já devem ter dito – que, como manda a propaganda de bebida, deve agir com moderação. Mais uma expulsão do conterrâneo do festejado compositor Getúlio Cavalcanti, agora contra o Tocantinópolis.

SETE LÉGUAS

(Foto: reprodução Náutico/Net)

O ex-presidente do Náutico André Campos cuida bem do seu estado físico. Pode ser visto com muita assiduidade, caminhando pela areia da praia, da área de Jaboatão dos Guararapes ao Pina e vice-versa. Dá preferência às horas em que o sol é favorável ao bronzeamento. André, filho de Wilson Campos, um antigo baluarte do Alvirrubro, como o pai, entrou para a história do Timbu. Na sua gestão, o Náutico foi campeão pernambucano no ano de seu centenário, em 2001, tendo frustrado mais uma tentativa do Sport de tornar-se hexacampeão.

JORNAIS ESPECIAIS

No estúdio da Rádio Ynterativa FM 102, estou com o apresentador, ou âncora, para usar um termo mais moderno, Maciel Júnior. Em nossas mãos, edições especiais do Jornal Clássico, mostrando a saga da célebre Seleção Cacareco (1959/60) e as apresentações da Seleção Brasileira no Recife, desde o tempo em que a delegação passava pela capital pernambucana, rumo à Europa, viajando de navio.

(Foto: Divulgação)

AFOGADOS REAGE

O Afogados está reagindo no Campeonato Pernambucano. Nessa quarta-feira, o time de Afogados da Ingazeira derrotou o Caruaru City por 2 x 1, aproveitando o fato de jogar em casa, o Vianão. O Leopardo foi ao Sertão empolgado com o triunfo sobre o Retrô, quando derrubou o último invicto da competição.

Sábado (26), o Santa Cruz recebe o Retrô. Para domingo estão programados estes jogos: Íbis x Sete de Setembro e Afogados x Náutico. Esta partida, marcada para 19h, cresceu após a vitória do Afogados em cima do Caruaru City.

CLASSIFICAÇÃO

1º Santa Cruz, 13

2º Retrô, 12

3º Salgueiro, 10

4º Náutico, 9

5º Sport, 9

6º Caruaru City, 8

7º Afogados, 6

8º Vera Cruz, 4

9º Íbis, 4

10º Sete de Setembro, 0

Comentários