FUTEBOL & ESSA COISA TODA – Lenivaldo Aragão

(Vários assuntos em pauta nesta coluna, como o surgimento de mais um clube empresa em Pernambuco, mas antes eu lhes mostro um antigo folião. Trata-se do ex-ponta-esquerda Mainha, que brilhou no Sport, Santa Cruz e Náutico. Na foto, de Murilo Guedes /Diario de Pernambuco, antes de um jogo Minas x Pernambuco pelo Brasileiro de Seleções, num programa de auditório numa rádio de Juiz de Fora, Mainha mostra aos mineiros, como o pernambucano faz o passo rasgado ao som de um frevo de rua. Atrás dele, o atacante Geraldo, o popular Boca de Caçapa, e o jornalista Aramis Trindade divertindo-se com sua habilidade como passista. Olindense, Mainha participou da brincadeira pelas ruas de sua cidade, que deu origem à famosa troça carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos).

 



NASCE MAIS UM CLUBE, COM MUITA FÉ

Aos poucos, os clubes-empresa vão se expandindo em Pernambuco, seguindo uma tendência nacional. Parecem destinados a disputar espaço com equipes centenárias, criadas simplesmente como meio de divertimento. Se vão conseguir, só o tempo dirá. O objetivo é claramente o lucro, nada de romantismo. A primeira tentativa, já longínqua, foi o Unibol, que não prosperou. Surgiu mais tarde o Porto de Caruaru, que no momento não anda bem das pernas. Mas sobrevive. Os novatos Retrô e  Caruaru City rapidamente chegaram à Série A do Campeonato Pernambucano. E eis que acaba de nascer o Santa Fé Futebol Clube. Já apareceu no noticiário eletrônico da FPF, com elogios do presidente Evandro Carvalho. [LA1] Seu plano inicial é capacitar-se para disputar a Série A2. Embora  sediado no Recife, usará o Estádio Grito da República, em Olinda. Pode ser uma maneira de atrair a atenção dos desportistas da Marim dos Caetés.

CARIMBÓ X FREVO

Mando meu abraço à competente repórter e apresentadora da Globo Nordeste Sabrina Rocha. Paraense, há muitos anos residente no Recife, Sassá, como é tratada pelos companheiros,  acaba de receber o título de Cidadã Recifense. Com muito merecimento.

SUDESTE X NORDESTE

No empate Campinense 0, São Paulo 0, quinta-feira em Campina Grande, pela Copa do Brasil, parecia haver mais gente com a camisa do time paulista do que com a vermelha e preta da equipe da casa. Este fenômeno tenda a aumentar cada vez mais.

FOGO MORTO

Esta é a atual situação de Pernambuco na Copa do Nordeste. No Grupo A, o Sport é o quarto colocado, abaixo de Fortaleza, CSA e Sampaio Corrêa pela ordem. O Náutico também está em quarto no B. À sua frente, Ceará, CRB e Bahia.

NA MARCA DO PÊNALTI

Depois de fracassar perante o Botafogo paraibano, para o qual não perdia na Ilha do Retiro havia décadas, o Sport volta a intervir na Copa do Nordeste neste domingo (27). Enfrentará o Altos-PI, em Teresina, às 19h.  O time piauiense é o sexto do Grupo B, duas posições abaixo do Náutico. O que se comenta por aí é que o técnico Gustavo Florentín está correndo o risco de pegar a reta rumo a seu país, se o Leão não reagir imediatamente.

DÊ-SE O DESCONTO

No Sport, Gustavo Florentín é pressionado, o que acontece também nos demais clubes com outros treinadores. O problema é que o tempo que antigamente servia para a preparação das equipes visando à temporada oficial, hoje já é ocupado com competições valendo. Isso reflete-se em campo, principalmente no quesito entrosamento. O Sport, por exemplo, enfrenta o Altos neste domingo (27) pelo Nordestão, quarta-feira (2) volta a encará-lo pela Copa do Brasil, sábado (5) jogará na Fonte Nova contra o Bahia, terça (8) terá o Salgueiro à sua frente pelo Pernambucano, no Sertão, para no sábado (12) medir forças com o Náutico, nos Aflitos, no tradicional e desgastante Clássico dos Clássicos. Ufa!

TERROR!

Vejo nos jornais que as cenas de terrorismo proporcionadas por torcedores do Náutico, no regresso da equipe alvirrubra do Estado de Tocantins, foram além das agressões morais aos jogadores e do desforço pessoal. Até uma Van contratada para apanhar o pessoal no Aeroporto dos Guararapes foi danificada. Torcedor nenhum gosta de perder. Mas há meios não criminosos de protestar.

CARNAVAL CHEIO DE BOLA

Como o Galo da Madrugada não está na rua, o dia dele levará o torcedor folião a se concentrar no Campeonato Pernambucano. Neste Sábado de Zé Pereira, a bola rola no Arruda, às 16h30, no duelo do líder Santa Cruz com o vice-líder Retrô. Apenas um ponto separa a Cobra Coral da Fênix. A Globo transmite.

A LOBA COME

Nesse domingo (27), o vice-lanterna Íbis recebe no Ademir Cunha o Sete de Setembro, último colocado sem ter pontuado até agora. Pelo contrário, tem menos três pontos por causa de uma punição. Se empatar ou vencer, continuará zerado, É como o cara que está enrascado no cheque especial. O dinheiro que entrar não vai pro seu bolso porque a loba come. Jogo marcado para 15h.

JOGÃO NO SERTÂO

Às 19h, o Vianão, apelido do Estádio Valdemar Viana de Araújo, em Afogados da Ingazeira, será palco do encontro Afogados (7º) x Náutico (4º). A Coruja está crescendo no campeonato, mas a galera timbu confia no faro de gol do garoto Juninho Carpina. Só que o Afogados quer fazer seu carnaval lá mesmo em sua casa.

HÉLIO ANDRADE-Este competente profissional do futebol avisa que deixou o cargo de supervisor do América Futebol Clube. Portanto, está à disposição de qualquer clube que se interesse pelo seu trabalho.


 [LA1]

Comentários