PARAGUAIOS EM PERNAMBUCO

Na Ilha, Perez fundou a primeira escolinha de goleiros do Brasil

 

O goleiro Perez na equipe do Sport


O goleiro Juan Miguel PEREZ foi outro paraguaio de primeira linha que passou pelo futebol pernambucano.  Chegou ao Recife em 1971 para defender o Sport, depois de jogar pelo Cerro Porteño e pelo Olímpia, de seu país; Colón, da Argentina; Galícia, da Venezuela; Palmeiras e Guarani, de São Paulo.

No Palmeiras viveu o ápice da carreira.  Atuou no rubro-negro pernambucano de 1971 a 1975, tendo se transformado em treinador de goleiros, tendo sido um dos pioneiros na nova profissão no Brasil. Na Ilha do Retiro criou a primeira escolinha unicamente de goleiros em nosso país. Entre seus alunos estava Pimenta, que defendeu, entre outros, o próprio Sport e o Náutico.

Antes de chegar ao Recife, Perez foi tricampeão brasileiro e vice da Copa Libertadores de 1968. Foi apelidado de "El Arquero de las Américas" diante das boas atuações internacionais. Na sua terra disputou a Libertadores de 1961 pelo Cerro Porteño e foi campeão paraguaio em 1962 pelo Olímpia. As grandes atuações na Libertadores de 1967, defendendo o Galícia venezuelano abriram-lhe as portas para o Palmeiras. Em 1977, fez parte da comissão técnica do Corinthians, quando o Timão quebrou um jejum de duas décadas sem o título estadual. No Sport participou da inesquecível conquista de 1975, quando o Leão interrompeu um vazio que já estava chegando ao 13º ano.

Em 1979, Perez comandou o Náutico na célebre excursão pela Ásia, Europa e Caribe, quando o alvirrubro pernambucano obteve um memorável empate por 0 x 0 com o lendário New York Cosmos de Neeskens, Beckenbauer, Carlos Alberto Torres e Marinho Chagas, em jogo realizado em Trinidad-Tobago.

Na Arábia Saudita, o ex-goleiro paraguaio fez sucesso como preparador de goleiros do Al Hilal e na seleção nacional nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984.

Perez nasceu em Concepción, em 5/7/1938, tendo falecido em Assunção, a capital do Paraguai, em 9/12/2014, com 76 anos. Casado com uma caruaruense, deixou três filhos em Pernambuco: Diogo Perez, secretário executivo de Esportes de Pernambuco; Juan Miguel Perez Filho e Suzana.

Antes de morrer, de um câncer intestinal, pediu aos familiares para ser enterrado com as camisas do Sport e do Palmeiras.

 

 

 

 

Comentários