SANTA CRUZ, 108 ANOS (1)

 Ao fundar o Tricolor, a meninada da Boa Vista só queria se divertir

 

 

O time dos meninos da Boa Vista atravessou o século (Foto: Arquivo do Blog)


Na segunda década do século passado, o mundo acompanhava estarrecido o desenrolar da Primeira Guerra Mundial, envolvendo Reino Unido, França, Rússia, Alemanha, Áustria, Hungria e Itália. No Recife, sem dar a mínima importância ao grande conflito, cujo desenrolar era acompanhado através dos vários jornais existentes na cidade, uma turma de estudantes, reunia-se todas as noites na calçada da igreja de Santa Cruz, no largo do mesmo nome, bairro da Boa Vista, não para falar de assuntos mais compatíveis com sua faixa de idade, de 14 a 17 anos. O local era considerado o que hoje se chama de point, com a usual presença de moças e rapazes da vizinhança. Conversava-se sobre os mais diversos assuntos, desde a última prova na escola, filmes em evidência nos cinemas do Recife, passando pelas namoradinhas.

Não poderia faltar à pauta diária daquele grupo que despontava para a vida, o futebol, esporte herdado dos ingleses, que estava muito em moda em Pernambuco, como de resto em todo o Brasil. Alunos do Colégio Americano Batista e do Colégio Salesiano, eles usavam a campina do Derby como local dos seus encontros futebolísticos. Não havia uma disputa propriamente dita, mas apenas o gosto para cultivar o na época chamado esporte bretão. O local onde se situa o Parque Treze de Maio, atrás da Câmara Municipal, era outro ponto de convergência dos adeptos do futebol, porém, menos frequentado por aquela turminha. A maioria residia nas ruas de Santa Cruz, Glória, Cotovelo e Mangueira, nas imediações do local do ponto de suas reuniões informais.

Um dia alguém deu a ideia da criação de um time, o que foi aceito prontamente. O momento era propício, pois com a crescente propagação do futebol na capital pernambucana, a todo momento aparecia uma nova equipe. Muitas desapareciam tão rapidamente como vinham à tona. Todavia, o pessoal que se propunha a criar mais uma, pretendia que ela tivesse vida longa. E assim, em 3 de fevereiro de 1914, na casa número 2 da Rua da Mangueira, hoje Leão Coroado – revolucionário pernambucano de 1817 – surgia o Santa Cruz Futebol Clube, que nesta quinta-feira 3/2/2022 completa 108 anos de fundação e cujo nome é uma referência ao local em que foi gerado.

A notícia logo percorreu o bairro, e mesmo antes da reunião oficial de fundação, já se sabia que um novo clube estava dando seus primeiros passos no cenário desportivo pernambucano. Os pais acompanhavam com curiosidade, achando que se tratava de um simples passatempo dos filhos, motivados pelo clima que existia na cidade, com a implantação de um novo esporte, chamado futebol, que os funcionários de algumas companhias inglesas que funcionavam na cidade gostavam de praticar. Seria mais um divertimento para os garotos, embora não deixasse de haver quem ficasse desconfiado sobre se a nova modalidade seria recomendável ou não àqueles jovens.

COMEÇO ARRASADOR

Uma goleada de 7 x 0 marcou a estreia do Santa Cruz no cenário futebolístico pernambucano. Já havia muitas equipes espalhadas pelo Recife numa época em que existiam poucas opções para a meninada se divertir. Antes do primeiro compromisso saldado pelo Santa criou-se entre seus integrantes um clima de extrema expectativa. Todos queriam participar do jogo que entraria para a história. Aliás, o fato histórico era o que menos preocupava naquele momento. Ninguém atinava para isso. O que aquela turma queria mesmo era estar presente ao jogo.

A partida foi disputada no Derby. O campo situava-se nas proximidades do mercado do grande homem de negócios Delmiro Gouveia, onde hoje se situa o quartel da Polícia Militar.

O Rio Negro, primeiro adversário do Santa Cruz, não suportou o entusiasmo da equipe estreante, que contava com um jogador diferenciado. Era Carlos Machado. Ele arrasou o time da Boa Vista, fazendo cinco gols. No fim do jogo comemorava-se a estreia auspiciosa do time dos meninos do Largo de Santa Cruz: 7 x 0 sobre o já tarimbado Rio Negro. Abraços, elogios recíprocos e a pressa que cada um dos jogadores tinha em voltar para o local onde se originara o clube a fim de levar a boa nova. O boca a boca era a única maneira de fazer a notícia se espalhar. 

CURIOSA REVANCHE  

Enquanto a garotada do Santa Cruz festejava, o pessoal do Rio Negro ruminava amargamente o fracasso. Aquela derrota para um clube cujo nome ninguém sequer sabia, tornou-se um pesadelo. O Rio Negro resolveu pedir uma revanche. Todavia, impôs duas condições: o novo jogo seria realizado no seu campo, na Rua do Sebo, hoje Barão de São Borja, e o Santa Cruz não escalaria Carlos Machado. A primeira proposta era normal, porém a segunda espantou os dirigentes e jogadores santa-cruzenses. Mesmo assim, a pretensão do adversário, embora tendo sido considerada absurda, foi aceita pela diretoria do Santa.

Para os jogadores do Rio Negro, a ausência daquele homem, que tinha feito o diabo com sua equipe, seria o caminho da reabilitação. Era preciso apagar aquela péssima impressão deixada no Derby.

O Santa Cruz respeitou fielmente o acordo. Chegou a campo na hora prevista e, logicamente, embora agindo com discrição, o pessoal do Rio Negro teve o cuidado de conferir se Carlos Machado estava entre os que iriam jogar. Todos ficaram tranquilos ao verificar que o jogador perigoso do adversário realmente não entraria em ação.

Não sabiam os anfitriões que os visitantes tinham levado outro atacante que substituiria com todas as honras o fantástico Carlos Machado. Era Carlindo Cruz, encarregado de assinalar os gols que o outro não poderia marcar.

Encerrado o novo amistoso, os defensores do Rio Negro mostravam-se estarrecidos.  Estupefatos e incrédulos, eles tinham levado outra sova do Santa, por um placar mais elástico até: 9 x 0. Carlindo Cruz, o substituto do “barrado” Carlos Machado, fez seis.

Daí para frente, o Santa Cruz foi somando vitórias. As vítimas dos meninos da Boa Vista iam se sucedendo: 15 de Novembro, Varzeano, Casa Forte, Torre, João de Barros, hoje América, fundado dois meses após o surgimento do Santinha e muitos outros que apareceram em seu caminho.

A projeção alcançada pelo novo clube foi tamanha que as equipes se organizavam no Recife com o propósito de acabar com a sua invencibilidade, que já se tornava um incômodo. Colecionando vitórias, o Santa Cruz ia espalhando seu nome pelos quatro cantos da cidade e conquistava novos integrantes para seu quadro social.  

MUDANÇA DE CORES

Em 1915, um ano depois da fundação do Santa Cruz, foi fundada a Liga Sportiva Pernambucana, com o objetivo de agrupar ordeiramente as muitas equipes já existentes. De início, a entidade recém-fundada deparou-se com um problema. Era a existência de dois clubes com as mesmas cores: Santa Cruz e Flamengo, ambos alvinegros. Essa duplicidade não era permitida pelos estatutos da mentora.

Um dos dois teria que mudar de cores, tendo se realizado um sorteio para saber qual o clube que permaneceria intocável. O Flamengo levou a melhor, continuando assim com o direito de permanecer ostentando o branco e o preto em seu uniforme.

O Santa Cruz adotou o vermelho para ser acrescentando às suas cores. Segundo Teófilo Batista de Carvalho, Lacraia, a sugestão partiu dele mesmo. Porém, Luiz Barbalho Uchoa Cavalcanti, o primeiro secretário do clube, atribuía a si a inserção da terceira cor no pavilhão e na camisa do hoje tricolor pernambucano.

 PRIMEIRO MURRO NA MESA

Quando o Santa Cruz ainda engatinhava, poucos meses depois de fundado, por um triz não foi desfeito. O clube necessitava de 35 mil réis e só tinha em caixa 6 mil.

Numa agitada reunião, um dos presentes teve uma ideia estapafúrdia: o clube seria dissolvido e os 6 mil réis existentes seriam gastos no caldo de cana elétrico, uma novidade que era a maior sensação do Recife, funcionando no Bar Constantino, na Rua da Aurora.

Alexandre Carvalho, um dos fundadores, considerou uma afronta.  Deu um murro na mesa e pronunciou uma frase histórica:

– O Santa Cruz nasceu e vai viver eternamente!

Logo, o resoluto diretor partiu em busca de uma solução, nem que para isso o Santa tivesse que sair à rua “esmolando para missa pedida”, como era costume naquele tempo. Em companhia de Quintino Paes Barreto foi procurar um construtor abastado, amigo de seu avô.  Ao explicar a finalidade da visita obteve um não, categórico, e, em seguida, uma reprimenda:

– Menino, esse jogo de bola é para estrangeiro. Para vocês existe cinema na Rua Nova. Diverte muito mais.

Alexandre não conseguiu esconder seu desapontamento. O ricaço sentiu a angústia do rapaz e quando ele ia se despedir, fez um ligeiro ar de riso, puxou-o para um canto da sala e indagou:

– Cem mil réis dão pra vocês começarem?

Não precisa dizer que os dois jovens ficaram estupefatos. O aperto coral desapareceria com apenas 29 mil réis, já que havia necessidade de 35 mil (existiam 6 mil em caixa) para a aquisição de material esportivo. Como nunca tinham visto uma cédula de cem mil réis, arregalaram os olhos quando receberam a nota novinha em folha. Era a primeira grande doação feita ao Santinha. 

Uma condição apresentada pelo empresário era que o fato ficasse em sigilo. E ficou. Só em 1967, quando o Santa festejava seu 53º aniversário de fundação, seu nome foi revelado. Era Francisco Maciel, o primeiro membro de uma ilustre família que forneceu vários colaboradores ao Tricolor.

Espanto geral entre os demais garotos, com o tamanho da oferta. O clube adquiriu o material de que necessitava e ainda ficou com uma boa grana de reserva. E o cara que queria transformar o Santa em caldo de cana ficou com a cara no chão.

 JOGO HISTÓRICO EM NATAL

Numa época em que a cordialidade e a fidalguia reinavam no futebol, o Santa Cruz fez história. Em 15 de novembro de 1916, realizava-se o primeiro amistoso interestadual no Rio Grande do Norte. O ABC recebia, em Natal, a visita do tricolor pernambucano. Este, por sua vez, era anunciado como o primeiro time de Pernambuco a exibir-se em outro Estado. A respeito do jogo, um jornal natalense fez previamente este comentário:

“O resultado do jogo é difícil prever, entretanto, com todos os meios e recursos superiores que dispõem em Pernambuco os clubes de futebol e que nos faltam por completo, as possibilidades de vitórias pendem para os jogadores do Santa Cruz. É a primeira vez que vem a este Estado um clube esportivo disputar um encontro oficial. A tarde esportiva de hoje será um momento agradável a todos os que apreciam o interesse do jogo bretão. Os jogadores do Santa Cruz chegados ontem pelo horário da Great Western, estão hospedados no Hotel Internacional, na Ribeira, e a delegação é composta de 15 atletas. Jovens da sociedade do Recife. Acompanhados do major Arsênio Borges (pai do atleta Arsênio), comandante do 49º Batalhão de Caçadores, presidente de honra da embaixada, e mais o Sr. Heitor Costa, da Diretoria efetiva. Às 13hs o ABC receberá os moços do Santa Cruz, no edifício sede da Associação Comercial, com uma sessão cívica que será presidida pelo Exmo. Sr. Henrique Castriciano de Souza, Vice-Governador do Estado.”

O “‘referee” (árbitro) do amistoso interestadual foi o estudante potiguar Alberto Roselli, recém-chegado da Suíça, onde estudava. O jogo teve um primeiro tempo disputadíssimo, com um empate de 1 x 1. Na segunda fase, o Santa se soltou e marcou três gols. No fim do jogo, Santa Cruz 4 x 1 ABC.

Dando mais detalhes do acontecimento, o jornal diz que uma multidão compareceu ao evento, destacando-se "grande número de senhoras, senhoritas e mancebos". A banda de música do Batalhão de Segurança abrilhantou a solenidade. Os atletas do Santa Cruz foram ao campo e retornaram ao hotel, em bondes especiais. À noite, as diretorias do ABC e de outras agremiações desportivas, além de autoridades ofereceram à delegação visitante um grande baile no "Natal Clube", e no dia seguinte a embaixada do Santa Cruz retornou ao Recife pelo horário da Great Western, com despedida festiva, tocando a banda de música da Escola de Aprendizes Marinheiros.

 

AS EQUIPES

ABC: Avelino Alves Freire Filho, conhecido por Lili, Cor de Rosa e Zé Pinheiro; Arary Brito, Manoel Gomes e Deão (Tarugo); Zé Barreto, Júlio Meira, Zé dos Santos, Alemão e Rochinha. Reservas: Bigois, Moura e Aurino.

SANTA CRUZ: Ilo, Otávio e Valença; Manoel Pedro, Teófilo, o popular Lacraia, e Arsênio; Castro, Alcindo, apelidado de Pitota, Martiniano Fernandes, conhecido por Tiano, Fausto e América. Reservas: Antonio Almeida, Mário Rosas, Gastão Sá e Manoel Gonçalves. 

 FUTURO PRESIDENTE CAFÉ FILHO

O intermediário desse amistoso foi um jovem potiguar, estudante de direito, no Recife, e que havia se entrosado facilmente com a turma do Santa, tanto que chegou a ser secretário da diretoria. Era João Fernandes Campos Café Filho, tratado por João Café, futuro presidente da República. (Era vice-presidente e assumiu a Presidência em 24 de agosto de 1954, com o suicídio de Getúlio Vargas, tendo sido deposto em 8 de novembro de 1955).

Antes de ser Presidente da República, Café Filho foi diretor do Santinha (Foto: reprodução Lance)


Antes de alçar voo rumo ao Palácio do Catete, Café Filho voltou para sua terra, algum tempo depois de formado, onde exerceu as atividades jurídicas. Seu ingresso na política deu-se na cidade pernambucana de Bezerros, onde se elegeu vereador. No futebol foi goleiro, tendo defendido o Alecrim Futebol Clube da capital potiguar. No Santa Cruz desempenhou a função de secretário da diretoria executiva.

 O RECIFE SE AGITOU

O regresso da equipe santa-cruzense ao Recife foi uma verdadeira apoteose.  Quando o trem parou na estação de Cinco Pontas, o povão que ali aguardava os ‘heróis’ tricolores, explodiu em vivas e aplausos. Não faltou uma banda de música, como era praxe. A vitória de 4 x 1 tinha repercutido estrondosamente entre os torcedores corais. A caravana seguiu diretamente para a sede do clube, um primeiro andar alugado na Rua da Glória, na Boa Vista, num bonde ornamentado. Este parou várias vezes para os jogadores ouvirem a saudação de torcedores entusiasmados. O grande tricolor Álvaro Ramos Leal, pai do mais tarde médico, deputado estadual e dirigente coral Nilson Ramos Leal, fez mais de dez discursos, tendo chegado bastante rouco à sede.

A notícia da estrondosa vitória tricolor, da qual se tomara conhecimento por telegrama, mereceu um enorme cartaz à entrada do Cine Guarany, em Olinda.

À noite, os jogadores do Tricolor foram homenageados pela diretoria do Santa Cruz com um banquete.

 

Calçada da igreja da Santa Cruz, onde o Santa começou (Foto: reprodução internet)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários