Torcedor precisa estar atento para não misturar os campeonatos

 

Contra o Sport, uma vitória do Retrô para entrar nos anais do futebol pernambucano (Foto: reprodução Globo Esporte)

Com duas competições correndo paralelamente por força do calendário nacional, que deixa pouco espaço para as disputas estaduais e regionais, o torcedor tem que se ligar para não ficar no mundo da lua. Esta situação me faz lembrar o saudoso Waldemar Porto, que tinha num dos semanários de Caruaru uma coluna chamada “Salada da Gota”.

No momento, Náutico e Sport participam do Campeonato Pernambucano e da Copa do Nordeste. As disputas são simultâneas e isso deixa os adeptos do Timbu e do Leão um pouco confusos.

No estadual, o Timbu lidera, depois de vencer o Íbis e o Sete de Setembro, ambos por 3 x 0. Tem a mesma pontuação do Retrô, 6 pontos, levando vantagem no saldo de gol: 6 x 2. No Nordestão, o Alvirrubro é o sexto do Grupo B após empatar com o Campinense (0 x 0) e perder para o Sport (2 x 3). O pelotão é liderado pelo Bahia, um dos favoritos a dar a volta olímpica.

O Sport começou arrebentando no Pernambucano ao botar o Sete de Setembro no quadrado (7 x 0), mas nessa quarta-feira (2) saiu estropiado da Arena, fazendo-me recordar a Légua Tirana, do Rei do Baião – tô vortando estrupiado (sic). O responsável pelo estropiamento foi o Retrô para o qual o vice-campeão pernambucano perdeu por 2 x 1 nessa quarta (2). O time do paraguaio Gustavo Florentín sentiu a ausência de Mikael, cujos gols agora vão alegrar os tifosi da italiana Salernitana. Resultado histórico a ser incluído nos anais do futebol da Terra dos Altos Coqueiros. O Sport está em terceiro lugar e vai procurar se recuperar sábado (5) contra o Vera Cruz (8º), na Ilha do Retiro. Pela Copa do Nordeste, o Leão estará em ação terça (8), diante de sua galera, contra o Sousa, da Paraíba.

Quanto ao Náutico, este encara o Sampaio Correa sábado (5), às 20h, pela Copa do Nordeste, voltando a campo terça (8), pelo Campeonato Pernambucano. Jogará em casa, às 19h, sobre contra quem? O Retrô. Depois dessa aprontada da Fênix em cima do Leão, a timbuzada já está com as barbas de molho.

E o Santinha? Só com o Pernambucano em sua pauta, tem que se apegar à competição doméstica e com unhas e dentes. Começou bem ao derrotar o Caruaru City por 2 x 1 na cidade de Caruaru, lá no antigo campo da Rua Preta. Nesta quinta (3) recebe o Afogados (6º). O Tricolor é o quarto. Jogo sem público porque a Polícia e os Bombeiros exigem algumas mexidas no Mundão. O clube discorda, acha que estão querendo demais. Pelo andar da carruagem, os jogos da Cobra Coral terminarão indo para o campo do Derby, de portões abertos. Quem passar de ônibus pega uma brechinha.  

Tem mais. Vem aí a Copa do Brasil para Náutico, Sport e Salgueiro, cujos jogos da primeira fase estão assim delineados:

22 de fevereiro / terça-feira

SALGUEIRO x Santos, local a ser ainda designado pela CBF, 21h30

23 de fevereiro / quarta-feira

Altos x SPORT, Estádio Lindolfo Monteiro, Teresina-PI, 19h

Tocantinópolis x NÁUTICO, local a ser designado, 21h30.

 

 

   

Comentários