BOLA, TRAVO E CANELA-Lenivaldo Aragão

 O irado Zé do Carmo fez o juiz acabar o jogo



Clássico das Multidões em 1987, na Ilha do Retiro. Decisão do segundo turno do Campeonato Pernambucano. Na arbitragem, Oseas Gomes, um árbitro pacato, educado, pessoa de bem, fora de campo, engenheiro civil e proprietário de farmácia. Jogo disputadíssimo. Sport e Santa Cruz estavam a mil e levantavam a galera espalhada pelas arquibancadas. O primeiro tempo terminou com a vitória parcial dos rubro-negros por 2 x 1. O Santa  voltou para a segunda fase disposto a lutar pelo empate. Entretanto, o Sport dominava a situação. Aos 15 minutos, o rubro-negro Robertinho deu um drible em Zé do Carmo, tocando de um lado e pegando do outro. Era o famoso drible da vaca. Zé do Carmo ficou uma fera, sentindo-se humilhado. Noutra investida do ponta-direita do Leão, o volante tricolor procurou outra vez anular a jogada, agora contando com o apoio do lateral esquerdo Lotti. Robertinho, que estava em plena forma, repetiu o drible da vaca. O ponta, ovacionado pela sua galera entrou na área tricolor a todo vapor. Sem enxergar mais nada, Zé do Carmo, que tinha sido supercampeão pelo Santa em 1983, dominado pelo nervosismo, foi direto ao tornozelo do adversário. Com Robertinho no chão, Oseas Gomes não teve a menor dúvida: marcou pênalti e expulsou Zé. Este, irado, dirigiu-se ao juiz, perguntando:
            – Tô expulso?
            Diante da confirmação do árbitro, o jogador tricolor ameaçou:
            – Então, acabou-se o jogo.
            - Que acabou-se o jogo que nada, você tá é expulso - replicou o árbitro.
            - Vamos ver se não acabou – insistiu o volante  do Santa.
            Zé do Carmo saiu caminhando calmamente, mas se comendo de raiva, dirigindo-se para fora de campo. Ao passar pelo zagueiro Luís Oliveira, determinou:
            - Você vai lá e manda o juiz à puta que pariu!
            O jogador potiguar ainda hesitou, mas curvou-se ao argumento do capitão do time:
            - Tem que mandar, se não a gente vai tomar uma goleada.
            Ordem cumprida. Luís Oliveira provocou o árbitro e também foi expulso. Imediatamente, Zé do Carmo mandou Rinaldo insultar Oseas. O ponta-esquerda ficou na dúvida, mas o volante, que incompreensivelmente permanecia à beira do campo, quando já deveria estar no vestiário, usou um motivo que convenceria qualquer um:
            - Vá, a gente não vai tomar uma goleada do Sport aqui não, se não ninguém recebe dinheiro essa semana.
            Consumada a expulsão de Rinaldo, formou-se um grande buruçu dentro de campo. O goleiro Birigui mandou a bola para a arquibancada e recebeu o cartão vermelho, seguindo o caminho de Zé do Carmo, Luís Oliveira e Rinaldo. Assim, o Santa Cruz ficou reduzido a sete jogadores, número mínimo de atletas  com que um time pode atuar. O lateral esquerdo Lotti foi lá ‘tomar satisfação’ e viu também o vermelhão na sua frente. Com o Santa tendo apenas seis jogadores, o juiz encerrou a partida, conforme a regra. Antes de ir para o vestiário, num ambiente carregadíssimo, Oseas Gomes ainda ouviu uma grea de Zé do Carmo:
            - Eu não disse que você ia acabar o jogo?
 

Comentários