FEDERAÇÃO

 Candidato a presidente, Mirinda já botou o bloco na rua

Foto: Divulgação


Nesta quarta-feira (30), o empresário da construção civil e desportista Alexandre Mirinda lançou a sua candidatura à presidência da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), no Restaurante Boi e Brasa, em Olinda. O evento contou com a presença de políticos, ex- atletas, empresários e personalidades. 

 

Apoiadores como o tetracampeão mundial Ricardo Rocha, o ex-jogador de futebol Chiquinho, o presidente do Santa Cruz, Antônio Luiz Neto, o deputado federal Augusto Coutinho, o deputado estadual Aluísio Lessa, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol de Salão, Luiz Cláudio, o vice-prefeito de Olinda, Márcio Botelho, o ex-árbitro Fifa Wilson Souza, candidato a vice-presidente da FPF, os prefeitos de Paulista e de Olinda, Yves Ribeiro e Professor Lupercio, estiveram presentes. Váriios companheiros de Mirinda no futsal do Náutico e do Santa Cruz, como Ranulfo, João de Deus, e Paulo Zebu compareceram.

 

Ricardo Rocha abriu o evento agradecendo a Mirinda por tudo o que ele fez por ele como atleta durante sua carreira e mostrou que não medirá esforços para vê-lo como presidente da FPF. “Eu já fiz muita coisa calado, mas não vou ficar calado mais. Agora eu vou falar. Mirinda vai ter um trabalho árduo, mas o meu voto é dele, minha campanha será para ele. Não tem perigo. Primeiro pela confiança que eu tenho nele e ele sabe que pode confiar em mim”, disse. 

 

Após a saudação, Mirinda iniciou o discurso agradecendo a todos as personalidades presentes no evento e fez questão de falar sobre a sua vontade de se tornar mandatário da FPF. “Não é um projeto pessoal de Alexandre Mirinda. Eu fui procurado por desportistas de vários clubes pernambucanos, todos eles entendendo que precisava ser mudado o comando da nossa Federação. Eu não tenho nada contra o atual presidente Evandro (Carvalho), ele sempre me atendeu com muita decência, com muito respeito, mas ele não  é do ramo do futebol. Aconteceu que com a morte de Carlos Alberto Oliveira, ele como primeiro vice-presidente acabou se tornando presidente da maior paixão do pernambucano que é o futebol”, disse.

 

Mirinda ainda falou sobre a posição de Pernambuco no ranking da CBF. “Ele não tem aptidão para comandar uma Federação. A Federação Pernambucana que já foi a terceira do país, hoje está em 12º lugar. E não é Mirinda quem está falando isso, mas sim o próprio ranking da CBF”.

 

TRAJETÓRIA

Com uma longa trajetória no futebol pernambucano, filho de José Augusto Moreira ex-presidente do América Futebol Clube e sobrinho de Rubem Moreira ex-presidente da entidade máxima do futebol pernambucano, Mirinda foi fundador de um clube de futebol amador aos 13 anos de idade, pouco tempo depois tornou-se presidente do Estrela de Olinda, iniciando assim sua trajetória no desporto. 

 

Na sua história como atleta de futsal, Mirinda conquistou vários títulos importantes pelo Náutico, Santa Cruz e Seleção Pernambucana. No Santa Cruz colecionou conquistas relevantes na condição de atleta, treinador, diretor de futsal, diretor de futebol amador e profissional, além de presidente do executivo, do legislativo e da Comissão Patrimonial. Em 1993 levantou do Campeonato Pernambucano, tendo sido homenageado posteriormente com o título de sócio benemérito do clube.

 

REVELAÇÃO DE JOGADORES –  Mirinda falou sobre seus objetivos à frente da FPF e reforçou a tese de apenas uma reeleição na entidade. Seus projetos envolvem os clubes de primeira, segunda e terceira divisão, bem como as equipes amadoras de bairros e ligas do Estado. “Quero um coordenador dos clubes e times de várzea em cada região do nosso Estado. É necessário dar voz e vez para essas pessoas e colocá-las dentro da FPF”. 

 

“Nossos clubes já tiveram grandes atletas revelados em times de várzea. Vamos fortalecer essas ligas. É ali que está a matéria-prima do nosso futebol, abastecendo as equipes com os jogadores que vão surgir dessas competições", complementou.

 

RECURSOS E SEGURANÇA

Mirinda ainda reforçou a montagem de uma equipe especializada para viabilizar a capacitação de recursos via Lei Federal e Estadual de Incentivo ao Esporte para a captação de dinheiro com o objetivo de fomentar as ligas e os clubes amadores e profissionais. 

 

Outro ponto bastante forte em seu projeto é promover a segurança do torcedor pernambucano com a criação de uma diretoria de segurança atuante na FPF. 

 

“Nós vamos trabalhar para que Pernambuco volte a ter clubes no cenário nacional de forma positiva e para isso o torcedor precisa estar em campo, torcer e apoiar o seu time. A torcida precisa voltar a se sentir segura nos estádios e no entorno deles em dias de jogos. Por isso esse é mais um dos pontos fortes que será incluído em meu mandato”, concluiu.

 

HOMENAGEM

 

Na ocasião, Mirinda recebeu uma homenagem do presidente executivo do Caxangá Ágape, Braga Sá, pelos inestimáveis serviços prestados a Pernambuco como cidadão, empresário e desportista. 

 

Comentários