NO PÉ DA CONVERSA – Lenivaldo Aragão

 (Vários assuntos de interesse do torcedor)

Vitória em Ceará Mirim colocou o Náutico nas quartas se final (Foto: Gabriel Leite-CNC)


PERNAMBUCO TÁ LÁ, TÁ LÁ – Uso o refrão do saudoso Ivan Lima, quando anunciava a marcação de um gol, para lembrar que, embora a campanha na Copa do Nordeste não tenha sido essa coisa toda, Náutico e Sport estão nas quartas de final, façanha em que muita gente não acreditava. Demais Estados a entrar no mata-mata: Alagoas (2 times)-CRB e CSA; Ceará (2)-Ceará Sporting e Fortaleza; Bahia (1)-Atlético de Alagoinhas; Paraíba (1)-Botafogo. Sobraram Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

RESULTADOS – Última rodada da fase classificatória:

Fortaleza-CE 2 x 0 CRB-AL

Sport-PE 3 x 0 Floresta-CE

Sergipe-SE 1 x 3 Bahia-BA

Sampaio Corrêa-MA 0 x 2 Botafogo-PB

Campinense-PB 0 x 1 Ceará-CE

Globo-RN 0 x 2 Náutico-PE

Atlético-BA 0 x 0 Sousa-PB

CSA-AL 3 x 0 Altos-PI

CLASSIFICAÇÃO

GRUPO A

1º) FORTALEZA, 16

2º) CSA, 14

3º) SPORT, 14

4º) ATLÉTICO-BA, 11

5º) Sampaio Corrêa, 7

6º) Campinense, 6

7º) Globo, 5

8º) Sergipe, 1

GRUPO B

1º) CEARÁ, 18

2º) BOTAFOGO-PB, 15

3º) NÁUTICO, 14

4º) CRB, 14

5º) Bahia, 13

6º) Sousa, 11

7º) Altos, 9

8º) Floresta, 7

O MATA-MATA

Terça-feira, 22/3

Fortaleza x Atlético-BA

Botafogo-PB x Náutico

Quarta-feira, 23/3

Ceará x CRB

CSA x Sport

AÇO MANEIRO – Se é verdadeira a mística de que camisa pesa, a do Bahia, o famoso Esquadrão de Aço, deve estar mais leve, com o aço precisando ser reforçado. Quatro vezes campeão do chamado Nordestão,  o tricolor da Boa Terra desta vez não passou da fase inicial. Na última rodada venceu, mas não levou. Enquanto ia derrotando o Sergipe, torcia por um fracasso do Náutico diante do Globo, que não aconteceu.

FUTEBOL A OLHO NU – Enfim, a vibração está voltando às arquibancadas. Embora ainda com a capacidade limitada, Arruda e Ilha do Retiro receberam torcedores neste sábado (19). 

Torcedores do Santa Cruz vibraram com o time, no Arruda (Foto reprodução Esportes DP)

Os do Santa Cruz vibraram com a merecida vitória de seu time por 3 x 0 diante do Caruaru City, resultado que levou a Cobra Coral para as semifinais do Campeonato Pernambucano, onde já estão Retrô e Náutico – o último participante sairá num duelo Sport x Salgueiro. Os adeptos do Leão também puderam acompanhar ao vivo o triunfo de Luciano Juba e turma sobre o Floresta do Ceará, igualmente por 3 x 0. Jogo da Copa do Nordeste para cujas semifinais o Sport já estava classificado.

Luciano Juba (Foto: ogol.com.br)


 WALTER DO AMAZONAS – O atacante Walter, recém-saído do Santa Cruz para defender o Amazonas, estreou com vitória (1 x 0 contra o Fast Club), em jogo do Campeonato Amazonense. Foi elogiado pela condição física demonstrada, malgrado o excesso de peso que ostenta. Andou perto de fazer um gol, mas ficou só na vontade. Um dos seus novos companheiros de time já passou por Pernambuco. Trata-se do meia Eduardo Ramos, que em 2010 e 2011/12 defendeu o Sport e o Náutico, respectivamente. Com 35 anos, está voltando à equipe, depois de uma inatividade de sete meses.

Walter em sua estreia no Amazonas (Foto: reprodução internet)


GOSTOU DA CADEIRA – Na próxima quarta-feira, 23, será eleito o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol. Novo é a maneira de dizer. É que Ednaldo Rodrigues, ocupante interino do cargo desde o afastamento de Rogério Caboclo, surge como  candidato único. Apoiado por 26 das 27 federações estaduais e 37 dos 40 clubes das Séries A e B, o cartola baiano está mais do que garantido no comando da CBF.

A PATATIVA SE MEXE – Por falar nisso, o caso da escolha do novo presidente do Central, que vem se arrastando há bastante tempo, deve ser resolvido ainda este mês, com a participação de Evandro Carvalho, o cartola-mor do futebol pernambucano. A Patativa é um dos clubes com presença assegurada na Série A 2 pernambucana em 2022, quando buscará percorrer o caminho da volta à chamada elite.

BOMBA NO PÉ – O desportista e carnavalesco Dirceu Paiva, principal responsável pela Sala da Memória do Santa Cruz, está sempre recordando passagens do futebol pernambucano. Gosta de lembrar o festejado Torneio Início, que reunia numa só tarde todos os times que disputariam o campeonato. A não ser a final, as partidas, eliminatórias, duravam apenas 20 minutos e em caso de empate, a decisão ia para os pênaltis, o que era muito comum. Só um jogador desferia seguidamente os cinco chutes da equipe A; em seguida entrava o adversário para cobrar as cinco penalidades de seu time. Se ficasse tudo na mesma realizava-se um revezamento entre eles até que surgisse um vencedor. Havia cobradores que se constituíam em atrações especiais do evento, como o ponta-esquerda  Eliezer, do Sport, cujo chute tinha uma potência incalculável. Dirceu, que foi dirigente do Ferroviário, na época em que era funcionário da Rede Ferroviária do Nordeste, recorda um episódio: “Numa série de cobranças de Eliezer contra o Ferroviário, num dos chutes a bola bateu na cabeça do nosso goleiro Renato, que passou uns três minutos desorientado sem saber onde estava e falando um bocado de besteira. Só depois de medicado é que começou a recobrar a consciência”.

Comentários