NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

 

JúniorTavares

A HORA DA ONÇA BEBER ÁGUA – Eis que é chegado o fim de semana que os torcedores pernambucanos passaram a aguardar ansiosamente, depois que Sport e Náutico deram um forte sinal de vitalidade, classificando-se para as semifinais da Copa do Nordeste. É bom lembrar que no começo do torneio não se fazia fé nos dois representantes da Terra dos Altos Coqueiros. O Timbu pega o Fortaleza, tido e havido como o melhor time da competição. Jogo na casa do adversário, neste sábado, 17h45, na Arena Castelão. Uma boa parte da timbuzada deslocou-se até a Terra de Iracema para levar seu apoio a Camutanga, Júnior Tavares (foto), Jean Carlos, Robinho e ao resto do time.

O Leão do fmoso Maílson (foto) estará em casa, isso porque joga em Pernambuco, mas não no seu reduto, o estádio da Ilha do Retiro. Receberá o perigoso CRB, na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata. O Galo da Pajuçara acaba de despachar o Ceará, que era considerado um dos papões. Os rubro-negros jogam neste domingo, às 18h30. Os dois encontros terão transmissão da TV JORNAL, Canal 2.



PÊNALTIS – CRB, Náutico e Sport precisaram ir às penalidades máximas após empatarem nas quartas de final com Ceará, Botafogo-PB e CSA, respectivamente. Esse tipo de decisão deixa os nervos dos torcedores em frangalhos. Os cobradores necessitam antes de tudo de concentração, bem como os goleiros.

O MAL VENCEU O BEM – É o que se depreende desta atitude que vem se espalhando pelo Brasil, principalmente em Pernambuco, de haver jogo de futebol com apenas uma torcida. Os meios legais sentem-se impotentes para barrar e coagir fortemente os desordeiros que vão ao estádio unicamente para incitar e praticar atos violentos ou que agem nas cercanias ou mesmo em lugares distantes. No caso deste Sport x CRB, pelo Nordestão, o jogo passou da ‘condenada’ Ilha do Retiro para a Arena de Pernambuco, no vizinho município de São Lourenço da Mata, mas porque os bombeiros só a aprovam para partidas com pouco público. Na Arena vai caber bem mais gente, porém, sem torcedores regatianos. Pelo que leio na imprensa, os órgãos de segurança afirmam que a proibição partiu da FPF, e esta já diz que foi o contrário. Por enquanto os bagunceiros vão levando a melhor e rindo da parte boa da sociedade.    

CURTAS

A SÉRIE A 2 pernambucana deste ano será realizada de julho a outubro. Terça-feira (29) haverá a primeira reunião na FPF com os representantes dos clubes. *** COM A TRANSFERÊNCIA de Sport x CRB para a Arena, Íbis x Afogados, que seria lá, passou para Ilha do Retiro, onde haveria o jogo da Copa do Nordeste. Um ou outro gato pingado que vier de Afogados da Ingazeira vai poder entrar na Ilha? *** O NARRADOR Aroldo Costa tem dado uma grande demonstração de profissionalismo e de pernambucanidade na transmissão dos jogos das equipes de Pernambuco pela TV JORNAL.

RUA GENTIL CARDOSO – Sempre alguém tem uma história para contar sobre o técnico Gentil Alves Cardoso, recifense do bairro da Torre, carioca de formação, pois mudou-se para o Rio ainda menino. Por lá foi uma porção de coisas, de engraxate a oficial da Marinha, com passagem pela Aeronáutica. Ainda na farda graduou-se em educação física. Virou treinador. Ganhou vários títulos Brasil afora, inclusive em Pernambuco, sua terra: Sport (1955), Santa Cruz (1959) e Náutico (1960). Dirigiu a Seleção Pernambucana que, com o nada lisonjeiro  epílogo de Cacareco, representou o Brasil num Campeonato Sul-Americano (hoje Copa América) Extra. Uma das suas inúmeras passagens engraçadas chega-me através de Elney, filho do ex-lateral Ney Andrade – ABC, Sport, América-PE e Bahia. Gentil construiu uma bela e espaçosa casa num terreno localizado na Ilha do Governador. Como a via não tinha nome, o célebre treinador mandou fazer uma placa com a inscrição “Rua Gentil Cardoso”. Permanece até hoje.

 

 

 

 

 

 

Comentários