PANORAMA NO MUNDO DA BOLA

(Variedade de comentários e notícias)

 



PERNAMBUCO PRIVILEGIADO – Foi em nosso solo que os brasileiros resgatados da guerra Rússia x Ucrânia, começaram a se sentir em casa. Como em 1958 e 1994, com os campeões do mundo que regressavam da Suécia e dos Estados Unidos, respectivamente, a turma que fugiu do fogo cruzado, desceu no Aeroporto dos Guararapes, antes de chegar a Brasília, seu destino final. Houve vibração e palmas quando foi anunciado que o avião da FAB  acabara de tocar em terras brasileiras. Os repatriados, bem como os estrangeiros que os acompanharam no voo, foram festivamente recepcionados, com direito a um conjunto musical formado por militares da Aeronáutica e um lauto café da manhã, à pernambucana. O fato fez-me lembrar a época em que eu, trabalhando no DIARIO DE PERNAMBUCO, ia frequentemente aos Guararapes cobrir a passagem de alguma equipe ou mesmo de um craque em trânsito, indo ou vindo da Europa. Os aviões não tinham a autonomia de voo que têm hoje, e geralmente faziam uma escala técnica no Recife. Na foto, estou entrevistando o técnico Juca, da Seleção Portuguesa, enquanto ele toma o café matinal no restaurante situado no primeiro andar do aeroporto, após a travessia do Atlântico nos anos 60.    

Entrevistando o técnico Juca, da Seleção Portuguesa (Arquivo pessoal)


IMBRÓGLIO – É como pode ser definida a eleição marcada para segunda-feira (14) no Santa Cruz para o preenchimento do cargo de presidente executivo, vago após a renúncia de Joaquim Bezerra. Waldemar de Oliveira, um dos pretendentes ao posto já tirou o time. O pleito se constituirá num duelo entre Antônio Luiz da Silva Neto e Albertino dos Anjos de Souza, um querendo impugnar o outro. Como se sabe, só estão capacitados a votar os componentes do Conselho Deliberativo.

PERNAMBUCO, VOCÊ É MEU – Essa de Joelinton, ex-jogador do Sport, atualmente no Newcastle, da Inglaterra, dizer não conhecer a banda Oásis, que o homenageou, preferindo o pernambucano Alceu Valença, dá mais asas ao pernambucano de São Bento do Una, que há muito é conhecido mundialmente. Mas, aqui pra nós

O BAHIA, QUEM DIRIA? – A exemplo do nosso, o Campeonato Baiano está com a primeira fase chegando ao fim. Eterno favorito ao título, o Bahia trava uma renhida batalha, não para ser um dos quatro semifinalistas,  mas para escapar da degola. Por só ter vencido  um dos sete jogos que disputou, o Esquadrão é o oitavo colocado, com seis pontos. A pontuação é a mesma de Juazeirense e Unirb, que estão na zona de rebaixamento – o time de Guto Ferreira  leva vantagem no saldo de gols. Neste sábado (12), o Bahia encara o líder Jacuipense, 21 pontos, única equipe com cem por cento de aproveitamento. Se não obtiver os três pontos, o tricolor da Boa Terra pode entrar na área fatal a uma rodada do fim da etapa classificatória. Assim, não dependeria somente das próprias forças para evitar um inédito rebaixamento no Campeonato Baiano. 

O TIME DELES

ANTÔNIO PORTELA (advogado e jornalista)-Náutico

DANILO CABRAL (candidato ao governo de Pernambuco) – Sport

FERNANDO MACHADO (jornalista, Blog de Fernando Machado) – Santa Cruz

Comentários