CRONISTAS LAMENTAM A MORTE DE KLEIBER BELTRÃO

 

Kleiber numa de suas andanças mundo afora (Distrito do Esporte)

Os cronistas esportivos de Pernambuco lamentam o falecimento do companheiro Kleiber Beltrão, há muito tempo radicado em Brasília, onde, entre outras atividades desempenhava a função de narrador de rádio e tevê. Kleiber, irmão do ex-árbitro do futebol de Pernambuco Clayton Eisenhower Bezerril Beltrão, era altamente conceituado na Capital Federal. Presidiu a entidade local dos cronistas esportivos e a Abrace (Associação Brasileira de Cronistas Esportivos). 

Kleiber nos deixou aos 77 anos, vitimado por um câncer no intestino, que atingiu o peritônio e o fígado. O sepultamento  ocorrerá nessa terça-feira (19), na Capital Federal. Abaixo nota de pesar emitida pela ABCD, de Brasília:

A Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos lamenta profundamente o falecimento de Pedro Kleiber de Bezerril Beltrão, o professor Kleiber Beltrão, ex-presidente da ABCD.

Kleiber Beltrão representava o que de melhor havia na categoria. Com uma carreira brilhante, empunhando microfones do peso da Rádio e TV Nacional, Rádio e TV Brasília, Rádio Capital, Rádio Planalto, Rádio Globo, Rádio Clube e Rádio Mega. Colaborou com a TV Record, Rádio Transamérica e Rádio Bandeirantes.

No jornalismo esportivo do nordeste, Kleiber levantou os pesados microfones da TV e Rádio Jornal do Commércio, TV e Rádio Clube de Pernambuco e Rádio Globo do Nordeste.

Além de narrador, Kleiber Beltrão era economista e matemático. Formado pela Universidade Federal de Pernamcubo (UFPE) e pela Universidade Católica de Pernambuco, lecioonou nas mais importantes instituições educacionais de Brasília, com destacada atuação no Uniceub. Foi assessor da Presidência da República em 1992 e do Ministério da Fazenda entre 1992 e 1995, tendo atuado no órgão durante a criação do Plano Real. Kleiber Beltrão ainda foi servidor público do Banco do Brasil e do Banco Central do Brasil.

Durante 53 anos de carreira como cronista, Kleiber Beltrão acumulou amigos e admiradores. Sua reputação o levou a dois mandatos, por aclamação, à frente da ABCD.

Foi eleito, quase à unanimidade, à presidência da ABRACE em 2017. Vice-presidente da AIPS América, entidade mais importante de jornalistas esportivos do Mundo, Kleiber Beltrão teve uma incomparável carreira em defesa da classe, nacional e internacionalmente.

Sua última narração foi pela TV Câmara Distrital no jogo entre Brasiliense e Ceilândia pela primeira rodada da segunda fase do Candangão 2022.

Kleiber foi homenageado pela ABCD no projeto de transmissão do Candangão em parceria com a TV Câmara Distrital. Ele transmitiu a partida ao lado do seu filho, Pedro Beltrão Junior.

Consternados, os membros da diretoria da ABCD prestam suas mais profundas e respeitosas condolências aos familiares e amigos, de carreira e de vida, do eterno professor Kleiber Beltrão.

Diretoria da ABCD


 

Comentários