O Bahia em Garanhuns e Dadá Maravilha fazendo a festa


Dadá Maravilha no desfile do Dia da Pátria (Foto: Johny Albino)

(Texto do cirurgião dentista e pesquisador do futebol LEANDRO PAULO BERNARDO, sobre uma exibição do goleador Dario, em  Garanhuns, jogando pelo Esquadrão de Aço, na época presidido por Paulo Maracajá, numa época em que a AGA (Associação Garanhuense de Atletismo) e o Sete de Setembro pleiteavam a entrada no Campeonato Pernambucano)

“A direção do Sete e a Federação Pernambucana conseguiram agendar um amistoso contra o Bahia para o dia 07 de Setembro de 1981. Iriam comemorar os 31 anos do Sete e a inauguração da primeira etapa do Gigante do Agreste.

No dia 06 de Setembro o Bahia perdeu para o Leônico pelo Campeonato Baiano por três a um. Foi a preliminar de Vitória e Galícia, pois assim que terminou a partida alguns jogadores e o presidente Paulo Maracajá viajaram para Garanhuns, lógico que a estrela maior do Esquadrão naquele momento também encarou os 620 KM: Dadá Maravilha.

(Foto: Galdino Silva)

Dadá foi para o Bahia vindo do Santa Cruz, após a épica classificação do Esquadrão contra o próprio Santa Cruz nas oitavas de final do Brasileirão de 1981. Mas, com aquele carisma ímpar Dadá Maravilha facilmente caiu nas graças da torcida do Bahia, tanto que antes de viajar para Garanhuns ele já era artilheiro disparado do Baiano com 20 gols, à frente do antigo ídolo do Bahia Beijoca, que estava na Catuense.

Na manhã de 07 de setembro, o Bahia chegou a Garanhuns. Imediatamente Dadá desfilou de carro aberto junto ao desfile cívico das escolas e Exército pela Avenida Santo Antônio. O Beija-flor ainda conheceu o folclórico Bacalhau, morador de Garanhuns e torcedor do Santa Cruz, que foi para Salvador de bicicleta para assistir àquele jogo do Brasileirão.

Dario com Edvaldo Rodrigues e Zé Leite, juvenis da AGA (Arquivo de Edvaldo Rodrigues)

Só que Dadá tomou uma grande vaia de um grupo de pessoas que ouviram ele afirmar para um radialista local: “Vim enfrentar o Sete, no dia Sete e vou marcar Sete gols”.

O jogo teve mais de sete mil pagantes, numa tarde de uma segunda-feira ensolarada e quase Primavera na Cidade das Flores. Foi uma festa gigante e Dadá Maravilha não conseguiu marcar os sete gols… mas marcou seis. O Bahia venceu o Sete de Setembro por 6 x 2.

A trégua entre Sete e AGA também foi firmada. Tanto que a preliminar do jogo foi um amistoso dos juvenis das duas equipes.

Comentários