COLOSSO DO ARRUDA

 Em 1972 surgia um novo palco no futebol pernambucano

 

Bênção do Colosso pelo cônego Antônio Alves, na presença do árbitro Sebastião Rufino,  atacante tricolor Fernando Santana e Caio Cambalhota, do Flamengo. Ao lado, o repórter Geraldo Freire e Amaro (in memoriam), um técnico da Rádio Olinda


Tendo James Thorp como presidente-executivo do Santa Cruz, a inauguração oficial do Estádio José do Rego Maciel aconteceu em 04.06.1972, e contou, entre outras, com a  presença do governador Eraldo Gueiros, tendo como acontecimento central o amistoso Santa Cruz 0 x 0 Flamengo. Público de        57.688 pagantes e renda de Cr$ 223.834,00. Arbitragem do Sebastião Rufino (Fifa), auxiliado por Armindo Tavares e Geraldo Alves.

O Santa Cruz jogou com Detinho, Ferreira, Sapatão, Rivaldo e Cabral (Botinha); Erb e Luciano; Cuíca, (Beto) Fernando Santana, (Zito) Ramon e Betinho. Técnico, Evaristo de Macedo.

O Flamengo alinhou Renato; Moreira, Chiquinho, Tinho e Vanderlei – o hoje técnico Vanderlei Luxemburgo; Zanata, Zé Mário, (Liminha) e Dorval (Fio); Vicente (Dionísio) Caio, (Ademir) e Arilson.

Antes do início do jogo houve a benção do estádio, a cargo do cônego Antônio Alves, capelão da Polícia Militar de Pernambuco.

 PRIMEIRO GOL

Dando continuidade à programação das festividades de inauguração do Colosso do Arruda, o Santa Cruz venceu a Seleção Olímpica Brasileira por 1x0 em 07.06.1972. Público de 22.462 pagantes e renda de          Cr$ 85.176,00. O único gol do jogo, o primeiro assinalado no novo estádio coral foi do capixaba Betinho, atacante importado do Botafogo, ainda hoje residente no Recife. Betinho defendeu também o Náutico e o Sport, mas ficou ligado, de corpo e alma, à Cobra Coral.

SANTA CRUZ: Detinho; Ferreira, (Antônio), Sapatão, Rivaldo e Cabral; Erb (Zito) e Luciano; Cuíca (Berto), Ramon, Bita e Betinho (Botinha). Técnico: Evaristo de Macedo.

SELEÇÃO OLÍMPICA: Vítor; Terezo, Abel, Vagner e Bolívar; Falcão, Carlos Alberto e Rubens Galaxe (Dirceu); Pedrinho, Zé Carlos Olímpico – jogador do Santa –  (Tuca) e Manoel.

Este jogo foi em comemoração também pelo tetracampeonato pernambucano (1969/70/71/72)  que o Santa havia conquistado. A Seleção Olímpica Brasileira entregou as faixas de campeão de 1972 ao Tricolor,  e o sergipano Zé Carlos, jogador da casa, que estava na Seleção, ficou a partir dali, conhecido por Zé Carlos Olímpico.

 

Comentários