ESSEJOGO FOI UM A UM-E outras coisas

 

Clássico aguerrido, mas de público diminuto (Foto: Rafael Vieira-AGIF)

Contrariando a velha música de Jackson do Pandeiro – “esse jogo não é um a um” – deu este resultado no Clássico dos Clássicos. Resultado à parte, a quem conheceu o apogeu do futebol pernambucano causa estranheza ver um Clássico dos Clássicos com tantos claros nas arquibancadas, como o desse sábado (18). Apenas seis mil pessoas, eu hein? Os motivos são os mais variados, a começar pela época chuvosa e com muita gente voltada para os festejos juninos. E vem o medo da violência, principalmente nas cercanias do estádio. É bom lembrar que o dos Aflitos, cuja lotação oficial não passa dos 20 mil espectadores, tem atualmente seu público ainda mais reduzido pelos  bombeiros.

ARRUACEIROS SEM VEZ

Por falar em violência, o policiamento ostensivo anunciado e posto em prática pela Polícia Militar de Pernambuco parece ter inibido os malfeitores que rondam o futebol. Pelo menos não tomei conhecimento de alguma baderna encetada pelos espíritos de porco. O jogo foi presenciado por torcedores dos dois clubes, não apenas pelos aficionados do mandante, no caso o Náutico.

UMA TRÉGUA PARA ELES



Pode-se falar em equilíbrio dentro de campo, com cada time tendo seu momento. O Sport pareceu mais incisivo nas suas investidas, até mesmo depois que sofreu o gol de empate (1 x 1) aos 30 minutos do segundo tempo. O Náutico chegou maior número de vezes, porém, com poder de finalização. Kaíke (Sport) e Richard Franco (Náutico) são os homens que balançaram as redes. O gol do Sport nasceu de um lançamento de bola parada de Luciano Juba. Na saída de campo, o goleiro Maílson balançava a cabeça em sinal de decepção, talvez pela forma como a bola entrou na sua barra, rasteira e mensamente, triscando na trave. No outro lado, o destaque foi Jean Carlos, pela voluntariedade e pelo futebol. Não esquecer os dois goleiros, Lucas Perri e Maílson. Apesar de gol que cada um levou, fizeram boas defesas. O empate deve parar, por enquanto, o falatório sobre a demissão dos técnicos Roberto Fernandes e Gilmar Dal Pozzo. É bom lembrar que os dois times precisam de jogadores de nível, porém, não têm dinheiro para adquiri-los.


(Foto: reprodução Esportes DP)



HOMENAGEM A BRUNO
Merecida a homenagem prestada pelo Sport ao indigenista BRUNO da Cunha Araújo PEREIRA, barbaramente assassinado no Amazonas, juntamente com o jornalista britânico Dom Philips. Recifense, Bruno apaixonou-se pelo Leão antes de deixar sua cidade, rumo a Brasília, onde fez carreira. Infelizmente, as invasões aos territórios indígenas, que começaram a ser combatidas pelo MARECHAL Cândido Mariano da Silva RONDON, primeiro presidente do SPI (Serviço de Proteção aos Índios), criado em 1910 e sucedido pela Funai, têm crescido intensamente. E os silvícolas eram os únicos habitantes deste país continental, antes da chegada dos portugueses e outros povos europeus.

SAIU, MAS VOLTA

Com o empate, o Náutico saiu da 17ª posição, tendo deixado o grupo de rebaixamento para ocupar o 16º lugar. Só que seu retorno ao Z 4 é inexorável. Está com 13 pontos, porém, CSA (17º / 13) e Guarani (19º / 12) se enfrentam na manhã deste domingo (19). O time alagoano só precisa empatar para deixar a zona perigosa, empurrando o Timbu para baixo. E o Bugre chega lá se vencer. Ou seja, qualquer resultado leva o Náutico novamente à Z 4. Já o Sport foi botado pelo Grêmio para fora do G 4. Agora está na quinta posição.

Na próxima rodada, a de número 14, o Leão recebe o Brusque (7º /16), sábado (25), às 19h, e o Náutico visita a Tombense (6º / 16), em Muriaé-MG, domingo (26), às 11h.

AGRA E GIUSEPPE

O desporto pernambucano acaba de perder dois ícones do antigo desporto amador.  Dentro de uma semana deixaram o nosso mundo os renomados Nilton Agra e Giuseppe Regina, antigos árbitros internacionais de basquetebol e voleibol, respectivamente. Ambos atuaram tanto em campeonatos nacionais, como internacionais. Giuseppe foi o juiz da final do vôlei feminino da Olimpíada de Los Angeles, entre a China e os Estados Unidos.

DEBORAH NO CHILE

O pessoal da Ceaf-PE está radiante com a indicação de Deborah Cecília Cruz Correia para atuar em dois amistosos em que a seleção feminina do Chile receberá a da Venezuela. No primeiro encontro nossa juíza da Fifa vai empunhar o apito; no segundo será a quarta árbitra.  

O JOGO DAS MENINAS

O triplo Clássico dos Clássicos deste fim de semana, que já teve Sport 2 x 0 Náutico (sub-13), Náutico 1 x 1 Sport (profissionais), prossegue neste domingo (19), às 15h, nos Aflitos. As equipes femininas dos dois clubes se enfrentam, pela primeira fase da Série A 3 do Campeonato Brasileiro. Trata-se de um mata-mata. A partida de volta será na Ilha, domingo (26). A arbitragem é de Deborah.

A VEZ DO SANTINHA



Tá todo o mundo de atenção voltada, até mesmo os adversários, para o jogo do Santa Cruz contra o Jacuípense, às 16h deste domingo (19) no Arruda, pela primeira fase da Série D, Grupo 3. O Santinha procura se manter no G 4, como quarto colocado, com 12 pontos, e procura ir em frente. O povão está animado com a reação da equipe.

DUELO CASEIRO

Em Afogados da Ingazeira, Afogados e Retrô, integrantes do Grupo 3 vão se encarar, também às 16h. O Retrô lidera o pelotão e o Afogados está em terceiro lugar. Ambos perderam na rodada anterior e buscam a reabilitação.



Comentários