CENTRAL EM 1937

Jogadores presos e o time fora do Campeonato 


Central em 1937: Pedro, Alemão, Joaquim, Mário Matos, Zé de Nane, Heleno, Trajano, Edmilson, Tutu, Zuza, Otoniel, Zago e o técnico Jaime Guimarães


Por TAVARES NETO, de Caruaru



No ano de 1937, o comerciante José Victor de Albuquerque, que era o empresário mais rico de Caruaru daquela época, colocou o Central Sport Club no Campeonato Pernambuco e contratou o zagueiro Zago, como o primeiro jogador profissional de Pernambuco.

O Central Sport Club foi roubado com arbitragem desonesta, sempre contra a equipe patativa.

Um episódio ficou marcado num jogo do alvinegro caruaruense com o Clube Náutico Capibaribe, no campo da Jaqueira, na capital pernambucana, quando três jogadores do Central foram expulsos e presos pela Polícia Militar.

Depois que o comendador José Victor de Albuquerque conseguiu a libertação dos jogadores, chegando em Caruaru, anunciou que o Central não mais disputaria o Campeonato Pernambucano e liberou os jogadores.

Do Central três caruaruenses saíram do clube e formaram o Comércio Futebol Clube. Foram eles: Til, Barbosa Treme Treme e Tará (nada a ver com o Tará que brilhou no Santa Cruz e no Náutico). Naquele tempo disputavam o Campeonato da Cidade, o Central Sport Club, o Rosarense, Sapateiros, São Paulo e Vera Cruz. O Comércio Futebol Clube utilizava comerciários como  seus jogadores e usava as mesmas cores, nas suas camisas, do Clube Náutico Capibaribe. Em 1941, o Comércio Futebol Clube foi campeão da cidade de Caruaru, mas a sua grande equipe foi a da conquista do Campeonato de 1946.

 

 

 

Comentários