VELHA GERAÇÃO

 Morreu Joãozinho, antigo craque do Ypiranga


 

A velha geração do Ypiranga de Santa Cruz do Capibaribe acaba de sofrer mais um desfalque. Morreu neste sábado (25) Joãozinho, João de Duda, para os seus contemporâneos dos anos 50/60. Ele residia, com a família, no bairro de Rio Doce, em Olinda. Também tratado pelo nome próprio, João Barbosa, Joãozinho brilhou quando o time de sua cidade ainda não era chamado de Máquina de Costura. Época de pleno amadorismo. Djair, ou Deja, e Zé Barbosa, seus irmãos, vestiram igualmente a camisa azul e branca. 

Joãozinho primava por ser um atacante raçudo, de boa técnica, veloz e eclético, uma vez que atuava em qualquer posição do quinteto ofensivo, da ponta direita à esquerda, passando pelas meias direita e esquerda e pelo comando do ataque, conforme as disposições táticas daquele tempo. Jogou também no futebol de Caruaru, onde defendeu o Comércio Futebol Clube. 

O Campeonato Caruaruense, com a presença do Central, Comércio, Rosarense, São Paulo e Vera Cruz despertava a atenção, não apenas de Caruaru, mas das cidades situadas nas redondezas. E Joãozinho era um dos destaques. 

Comentários