LIVRO

 Técnica e tática analisadas por um estudioso do futebol



Em minhas mãos, o livro “Futebol Visto por Dentro”, do treinador, preparador físico e professor de educação física Marcellus Almeida. Embora longe dos noticiários, ele continua ligadíssimo ao futebol. Graduado em educação física pela Universidade Federal de Pernambuco, desde 2010 exerce o professorado no Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão, da tradicional UFPE.

Não é a primeira publicação de Marcellus Almeida, com passagem por vários clubes do Brasil e do exterior, como técnico, assistente técnico ou preparador físico. Conheço-o de décadas atrás, desde quando ele dirigia o Albatroz, um time de meninos, do bairro da Boa Vista, explicitamente de um condomínio situado à Rua João Fernandes Vieira, que se tornou sensação na sua categoria. De lá saiu Juninho, que se consagraria mais tarde como Juninho Pernambucano. Como meu filho Marcelo era um dos integrantes do time, eu sempre acompanhava as atividades da meninada, que recebia um grande incentivo de Dona Maria Helena, a mãe de Juninho e das irmãs do futuro craque.

Um estudioso das minúcias do futebol, nesta nova produção, em 198 páginas,  com citações de vários autores, nacionais e internacionais, Marcellus disseca as inúmeras situações de jogo que podem surgir a qualquer momento, todas ilustradas graficamente. Nesse diapasão vai da defesa ataque numa impressionante rotatividade no posicionamento ideal dos jogadores no desenvolvimento de uma partida.

No capítulo “O Jogo”, em que aborda a elaboração de sistemas táticos, diz a certa altura: ‘São ações de ataque e defesa com a bola em movimento, que se realizam no decorrer de uma partida para surpreender o adversário. Na verdade, a tática engloba sistema, esquema e estratégia, assim como depende da técnica e da condição física individual. Tática é a cognição empregada no jogo com o intuito de resolver os problemas inerentes ao próprio jogo  O entrosamento de uma equipe é a tática tão sonhada por todos, mas a globalização tem impedido as equipes menores de ficarem com bons jogadores por muito tempo e os destaques mudam logo de clube”.

Muitas tiradas populares que viraram conceitos  no mundo do futebol são intrinsecamente abordadas por Marcellus. Vejamos algumas:

“2x0 é placar de trouxa”

“Time que está ganhando não se mexe”

“Treino é treino e jogo é jogo”

“Pênalti é loteria”

“A melhor defesa é o ataque”

“Em jogos eliminatórios é melhor jogar a segunda partida em casa”

“O time joga com garra”

“Se tiver muitos jogadores canhotos, a equipe joga só para um lado”

“Lateral que vai ao fundo tem que cruzar”

“O arremesso lateral deve ser sempre para frente”

“O escanteio deve ser batido na área”

“Ele gosta de trabalhar com jogadores jovens”

“Treinador ganha jogo”

“Atacante tem que fazer gol”

E outros mais.

 

 

Comentários