BALAIO DE NOTAS-Lenivaldo Aragão

 

O Sport deu um banho no CSA (Foto: Rafael Vieira-AGIF)


 

DIANTE DO LEÃO, CSA PAGOU O PATO


O Sport ainda amargava a lapada de 4 x 1 que havia levado do Ituano. Recebeu o CSA do pernambucano Roberto Fernandes, ex-Náutico, e levou ao delírio os 30.445 aficionados que foram à Arena de Pernambuco neste sábado (13). Uma goleada de 4 x 0 lavou a alma dos rubro-negros. Sander (maravilha de gol em chute fora da área), Giovanni, Kayke e Luciano Juba fizeram a festa da galera. Ao encerrar-se o primeiro tempo, os rubro-negros já festejavam a vitória, antecipadamente. Seu time  sufocara o adversário, que não apresentava a mínima capacidade de mudar o cenário. Jogo veloz  e coeso. Para falar a verdade, o goleiro Saulo sequer chegou a ser testado.

A OITO PONTOS DO G 4

Entre os quatro primeiros na classificação da Série B, um está folgado, o Cruzeiro,  53  pontos. O clube estrelado, como um pônei bem adestrado, galopa com firmeza rumo à Primeira Divisão.  Vêm a seguir:  2º-Bahia / 43, 3º-Grêmio / 43, 4º-Vasco da Gama / 42. Londrina e Sport, 5º e 6º colocados, respectivamente, têm 34. Estão afastados oito pontos do último colocado do pelotão de acesso, no caso o Vasco. A estrada é longa para todos. Assim, o Tubarão e o Leão, bem como outros que estão na fila têm 14 jogos para procurar chegar à área nobre. Dose para leão. Mas, quem sabe?

AGORA É EM MINAS

O Sport voltará a campo quinta-feira (18). Vai encarar o Tombense (8º), em Minas Gerais. Nesta 24ª rodada, o alvirrubro das Alterosas perdeu para o Vasco, em São Januário, por 3 x 1.     

TRAVE EVITOU GOL DO TIMBU

Futebol é detalhe, costuma-se dizer. E é. O jogo em Campinas estava em 0 x 0, quando o meia Souza fez um lançamento para a área, Richard Franco (foto) meteu a cabeça, mas a bola bateu no travessão, anulando a esplêndida chance de o Timbu abrir o placar. Mais tarde, o Guarani, que vinha melhor no jogo desde o início, fez 1 x 0 e definiu a partida.



Em alguns instantes, o time pernambucano mostrou estabilidade em suas linhas, mas o Bugre foi sempre superior, com maior sentido de conjunto. No plano individual, a turma da casa mandava. As tentativas de penetração com bolas longas para Kieza não surtiam efeito. Embora não atravesse seu melhor momento, Jean Carlos fez falta, não obstante Souza já ter se mostrado bem mais à vontade na armação das jogadas.

A SÉRIE C É LOGO ALI

Cada vez mais o medo de outra queda à Terceira Divisão, inquieta o torcedor alvirrubro. Ao encerrar-se a 24ª rodada da B, o Náutico se encontra em 19º lugar, ou seja, na vice-lanterna. Seu grupo, o da degola está assim: 17º) Guarani, 23; 18º) CSA, 23; 19º) Náutico, 21; 4º) Vila Nova, 21.

DUELO (MAL) ILUMINADO

Será sexta-feira (19) o próximo jogo do Náutico, justamente contra o lanterna Vila Nova. Em casa, uma chance para os companheiros de Kieza procurarem dar uma respirada. Curiosidade: o lanterna e o vice-lanterna são alvirrubros.

QUE DIFERENÇA

Na Arena de Pernambuco, 30.445 espectadores viram a goleada do Sport no CSA. No Brinco de Ouro da Princesa, as bilheterias registraram 5.191 pagantes na vitória do Guarani sobre o Náutico.

GESTO DE CAVALHEIRO

O goleiro Lucas Perri safou o Náutico algumas vezes, porém, não evitou o gol do Guarani. Ele, que é cria do  São Paulo e está encaminhando sua transferência para o Botafogo, fez questão de  cumprimentar o colega de “sina” Kozlinski, do Guarani, por uma defesa magistral efetuada numa certeira cabeçada de Bruno Bispo após falta cobrada por Souza.

DIA DE ARARUTA

Foi neste sábado, no Rei Pelé, que a araruta teve seu dia de mingau. Vitória do CRB sobre o Grêmio por 2 x 0. Os gols foram assinalados por Diogo Silva, goleiro do alvirrubro alagoano, ambos de pênalti.

A VEZ DO SANTA

As atenções neste domingo estão voltadas para Tocantinópolis, no Planalto Central. No Estado de Tocantins, território desmembrado de Goiás, o Santa Cruz busca a passagem para a próxima fase, outro mata mata, da Série D. No jogo de ida, todos se recordam, o Santinha abusou de perder gols e não saiu do 0 x 0. Agora, Chiquinho e sua turma têm a missão de procurar dobrar o Tocantinópolis lá. Empate, já se sabe, leva a decisão para a cobrança de pênaltis. Um batalhão de torcedores deslocou-se para lá, levando seu apoio ao time e sua alegria.

PARABÉNS A LEONARDO



Por falar no Santa Cruz,  mando daqui minhas felicitações ao jornalista e escritor Leonardo Dantas Silva, recifense da Torre e tricolor de raiz, pela escolha como um dos patrimônios vivos de Pernambuco. Leo, um importante pesquisador da História e das tradições pernambucanas, junta-se assim a uma gama de pernambucanos ilustres e instituições culturais ou populares que cultuam a pernambucanidade em todos os seus aspectos.

Comentários