BALAIO DE NOTAS-Lenivaldo Aragão

FANTASMA JOGOU O TIMBU NA LANTERNA

O Operário Ferroviário voltou a se impor perante o Náutico (Foto: João Vitor Borba/AGIF)


Foi o que aconteceu nesse novo encontro do Náutico com o Operário Ferroviário. No primeiro turno da Série B, nos Aflitos, o Fantasma já havia levado o Timbu no papo, ganhando por 2 x 0. Agora, apesar da sofrível atuação em Ponta Grossa, no Paraná, parecia que a equipe alvirrubra voltaria para o Recife com um 0 a 0 na sacola. Não era nada, mas para quem não estava merecendo nada mesmo, já significava alguma coisa. Que nada! Aquele gol que o time da Av. Rosa e Silva tem a mania de levar no finzinho do jogo, apareceu aos 44 do segundo. Um pouquinho antes tinha havido a cobrança de cinco escanteios seguidos pela equipe da casa, uma verdadeira razia, o que dá ideia de como a coisa andava. Para complicar, o Vila Nova conseguiu empatar com o Ituano após estar perdendo por 1 x 0, saiu da lanterna, a qual carregava havia semanas, e entregou um presente de grego ao bondoso visitante.

COITADO DO GOLEIRO

Espera-se que não se coloque a culpa em Lucas Perri. Dava para sentir pela televisão sua reação de desconforto, depois que a bola balançou a rede. Deveria estar pensando alguma coisa do tipo “o que foi que eu fiz para merecer tanto castigo?” Espera-se que o treinador Elano consiga fazer seu time jogar produtivamente, depois da jornada horrível no interior paranaense. Agora, último colocado entre os 20 competidores, o Náutico precisa de uma reação extraordinária para escapar da degola. Já foi campeão da Série C, porém uma vez chega. A sonhada volta à Série A passou a ser um fantasma no assombroso caminho que o Timbu está percorrendo. O objetivo imediato é sair do Z 4, que atualmente tem apresenta esta formação: 17º)  CSA, 20; 18º) Guarani, 19; 19º) Vila Nova, 19; 20º) Náutico, 18.  A matemática está contra os alvirrubros, que têm atualmente o maior número de derrotas no campeonato, 12. Nos outros jogos foram 4 vitórias  e 6 empates.

DUELO DE ALVIRRUBROS

Quarta-feira que vem (10), o Náutico volta a jogar em casa, encarando o CRB. O Galo da Pajuçara ainda traz atravessada no bico, a derrota de virada (2 x 1) sofrida no turno, em pleno Rei Pelé. Na oportunidade, o então treinador do alvirrubro pernambucano, Roberto Fernandes, foi obrigado a botar em campo o que se chamava antigamente de time da laranja, hoje equipe alternativa, e se deu bem. Nesse reencontro, o Náutico vai procurar aproveitar a vantagem campo para emplacar outra vitória. Está tremendamente necessitado.

FLU PERDE TORCEDOR ILUSTRE

Com a morte de Jô Soares, o Fluminense perdeu um dos seus torcedores mais famosos. Filho de paraibano, Jô estreou como ator, participando da peça O Auto da Compadecida, do também paraibano Ariano Suassuna.

DESPREZO AO RÁDIO

Do Oiapoque ao Chuí é grande a chiadeira com as dificuldades, partidas da Fifa, é bom que se diga, para o desempenho das atividades dos radialistas.Tenho minhas dúvidas se determinadas decisões podem ter uma abrangência global, sem que costumes e vivências de determinados povos sejam respeitados. O rádio no Brasil tem muita importância. Eu era menino em minha terra natal, Santa Cruz do Capibaribe, e ouvia a Rádio Clube anunciar uma série de autofalantes e rádios de casas comerciais ligados na sua transmissão, a Cadeia da Amizade, entre os quais o “Bar e Restaurante Pra Vocês, no Pina”, que vim conhecer anos depois. Relembrei logo a velha PRA 8, na qual, aliás, dei os primeiros passos na minha longa caminhada.

FIFA MILAGROSA

E como mostrou o companheiro Claudemir Gomes outro dia, o rádio, agora desprezado como meio de comunicação teve muita importância para a divulgação do nosso futebol em tempos idos. Mas, como a Fifa manda em tudo e em todos, conseguindo até o milagre de fazer construir estádios em lugares aos quais o torcedor comum não tem acesso, tudo é possível.

CHEIRO DE POVO

(Foto: reprodução)

Com a nova autorização dos bombeiros, o Mundão do Arruda teve sua capacidade ampliada, não para o total, mas para além dos 20 mil torcedores que estava capacitado a receber em cada jogo. Neste domingo (7), no primeiro encontro do tira-teima com o Tocantinópolis, esperam os dirigentes do Santa Cruz, que pelo menos 40 mil tricolores estejam nas arquibancadas, levando seu incentivo à Cobra Coral.

Comentários