BOLA, TRAVE E CANELA-Lenivaldo Aragão

 A entrevista de Rubão, o cartola que não economizava palavrão


 


(Uma história contada pelo cronista esportivo Aramis Trindade, que já não está entre nós. Na foto, em primeiro plano, Rildo Uchoa, na época da Rádio Clube, com Renato Silva e Vicente Lemos, em atividade no antigo Estádio Pedro Victor de Albuquerque, em Caruaru. Eu estou sentado  no chão, de camisa listrada).

 Três emissoras disputavam a liderança pela audiência esportiva em Pernambuco. A Rádio Jornal do Commercio, no pique das 12h45, com Fernando Ramos e Barbosa Filho. A Rádio Clube, tendo por carro chefe Luís Cavalcante. A Rádio Olinda tomando os espaços, graças à habilidade de Rildo Uchoa.

A Federação em verdadeira crise. O Íbis colocara um jogador, de nome Altino, contra o Náutico. Vencera por 1x0. Descobre-se a irregularidade do craque do time de Onildo Ramos. Protesto alvirrubro. Tribunal reúne, não reúne. Campeonato parado, aquela zorra.

Rubem Moreira estava uma pilha no seu gabinete. De cada cinco palavras que dizia, pronunciava oito pornografias. Cercado pelas suas coberturas jurídicas, Fernando Tasso e Pelágio Silveira, o Comodoro era uma fera.

– Seu Rubem, hoje, não atende nem ao Papa! É o protesto do Náutico – disse Napoleão Gonçalves aos cronistas que se encontravam à porta do gabinete.

Nesse clima de tensão, Rildo Uchoa, lá nos estúdios da Rádio Olinda, disse aos seus pupilos:

– Vamos entrevistar Rubem Moreira. Ao vivo. Vou ligar prá lá, não digo que está no ar e se faz a entrevista...

 – Você tá louco, Rildo! Ao vivo, sem aviso. Telefonar pra ele e botar no ar sobre o Caso Altino vai ser minha demissão, a sua e de toda a equipe. Vai ser palavrão para todo o Estado – disse Gilson Correia.

Rildo tragou o cigarro Astória:

– Corro o risco. Quem tem medo de ir ao sanitário não come feijoada. Come torrada...

Estava no ar um programa religioso. A um sinal de Rildo Uchoa, entrou a característica da extra de esportes da Olinda. Rildo cruzou os dedos. Discou o fone:

– É Rubem. Quem é?

– Bom dia, Seu Rubem. É Rildo Uchoa. Como vai o nosso América?

– Ô Rildo (quando Rubem disse o Ô RILDO, o locutor suou frio), eu não tenho time. Meu time é o futebol pernambucano. Veja, agora, o Íbis do meu amigo Onildo Ramos está com um pobrema com Altino. O Náutico protestou.

– O que é que esse grande presidente e grande americano acha?

– Ô Rildo (novo suor do locutor), meu Tribunal é quem vai decidir.

– Muito obrigado, Seu Rubem...

Subiu a característica. Rildo Uchoa estava eufórico. Colocara Rubem Moreira no ar, ao vivo.

Foi Napoleão Gonçalves quem disse:

– Seu Rubem, sabe aquele telefonema de Rildo? Pois bem. O senhor estava no ar pela Olinda. Dando entrevista.

Rubem franziu a testa:

– Eu? No ar? E sem saber... Esse Rildo é um grande filho da puta! Olha, Napoleão, se eu soubesse que Rildo tava me entrevistando e eu estava no ar, mandava ele e a equipe pra puta que o pariu!

            Obs.: Napoleão Gonçalves era o superintendente da Federação Pernambucana de Futebol.

 

Comentários