Pernambucano Ademir Queixada, um ídolo nacional

 

 


Ademir Marques de Menezes,  pernambucano do Recife, nascido em 8/11/1922, e falecido no Rio de Janeiro, em 11/5/1996 (74 anos), foi um dos melhores jogadores que o futebol brasileiro já produziu em todos os tempos.

Na adolescência chegou a defender o Centro Esportivo do Pina, clube amador fundado em 1934, no bairro em que nasceu. Em 1938 foi levado pelo pai, Antônio Rodrigues Menezes, o popular Muriçoca, ligado às divisões amadoristas do Sport,  para o infanto-juvenil do Leão.

Queixada, como seria apelidado mais tarde por causa do queixo proeminente, ajudou o Rubro-Negro a se sagrar bicampeão pernambucano juvenil de 38/39. Suas arrancadas e seus gols davam o que falar. E logo ele era aproveitado no time profissional. Em 1941, com o Sport levantando invictamente o título entre os profissionais, Ademir foi o artilheiro do campeonato, com 11 gols. No ano seguinte participou da célebre excursão dos rubro-negros ao Centro-Sul (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Já no fim da viagem, numa vitória do Sport sobre o Vasco da Gama por 5 x 3, Ademir fez três gols e ainda deu o passe para outro. Não voltou para o Recife. Muriçoca intermediou sua ida para o clube de São Januário, que já andava no seu encalço.

Foi ídolo e campeão pelo Almirante e contribuiu para que o técnico Gentil Cardoso, do Fluminense, proferisse a frase célebre dirigida aos cartolas do tricolor carioca: “Deem-me Ademir que eu lhes darei o campeonato”. Pedido atendido, promessa cumprida, em 1946. Mas logo Ademir voltou ao convívio de seus “familiares” cariocas, os vascaínos.

Entre 1945 e 1953, no tempo da CBD (Confederação Brasileira de Desportos), hoje CBF, Ademir participou da Seleção Brasileira, tendo sido, com nove gols, o artilheiro da Copa do Mundo de 1950, realizada no Brasil, aquela do Maracanaço, em que a taça inesperadamente foi parar nas mãos dos uruguaios.

Agora em 2022, se vivo fosse, Ademir completaria cem anos de idade.

Na sede do Sport, o antigo craque é retratado através de uma estátua.

Comentários