Quando os dribles de Marlon encantavam o povão da geral

 


Uma surpresa agradável foi rever no podcast Cacareco Cast uma das inúmeras reportagens que escrevi ao longo das duas décadas em que fui correspondente da revista Placar em Pernambuco. Falava de um ídolo dos nossos gramados, na época, o ponta-direita Marlon. Sem ter um porte físico privilegiado, mas dotado de uma invejável habilidade, com dribles encantadores pintava e bordava diante de seus marcadores. Depois de encantar o povão do Santa Cruz, Marlon foi mostrar seu talento aos portugueses, vestindo a camisa do Sporting, um dos três grandes da terra de Camões.

O nome Cacareco, da publicação, é significativo para a Terra dos Altos Coqueiros, uma vez que se trata do inesquecível apelido dado à Seleção Pernambucana, que em 1959 vestiu a camisa verde e amarela, representando o Brasil num Campeonato Sul-Americano Extraordinário – a atual Copa América –, disputado na cidade de Guayaquil, no Equador.

A Seleção Cacareco tornou-se um símbolo do futebol pernambucano, razão pela qual foi o nome escolhido para o podcast esportivo que, embora ainda  em fase inicial, tem sido muito bem aceito pelos torcedores internautas. Há espaço para outras regiões, mas o foco principal é o futebol pernambucano.

O presente está muito vivo, porém, há empenho por parte dos editores Bernardo Vieira, Carlos Lopes. Marcelo Aragão e Marcelo Cavalcanti em reconstituir episódios relevantes do passado. Sem dúvida, outras marcantes histórias virão.

 

Comentários