NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

 (Um balaio de notícias com vários temas)


Pipico festeja o início da recuperação (Reprodução de Rafael Vieira-FPF)

O SALTO DA COBRA CORAL- O torcedor pernambucano, de um modo geral, não apenas o do Santa Cruz, tem acompanhado o drama que o Tricolor está vivendo no Campeonato Pernambucano. Matematicamente correu o perigo de se juntar aos quatro clubes condenados ao descenso, que, por enquanto, são Afogados, Íbis, Belo Jardim e Caruaru City, os dois últimos, já sentenciados.

Por isso, os 3.396 tricolores, que enfrentaram as incertezas do tempo e compareceram ao Arruda neste sábado (25), mesmo que o jogo tenha sido televisado, desceram as arquibancadas do Mundão vibrando intensamente. Com a vitória por 3 x 1 sobre o Central (Pipico, Ítalo Melo e Jadson – Ítalo Melo, contra, para o Central), a Cobra Coral do estreante Felipe Conceição, deu um salto tipo  bota de sete léguas, na classificação. De nono colocado, com 12 pontos, passou para o quinto lugar, com 15, tendo superado estas quatro equipes que estavam à sua frente: Central, Salgueiro, Porto e Maguary. A pátria está salva? Quase, mas é bom lembrar que o Santinha ainda tem dois jogos a disputar. Na próxima terça-feira (28) receberá o Íbis, que neste sábado perdeu para o Afogados por 1 x 0, jogando como visitante. Sábado (1º) visitará o rebaixado Belo Jardim. Em ambos os encontros, o time das três cores aparece como favorito, mas precisa confirmar essa condição fazendo as redes balançarem. Costumo citar uma frase que chamo filosofia de arquibancada, segundo a qual “em futebol não há verdade absoluta, podendo acontecer de tudo”.

NÁUTICO X RETRÔ- Já classificado, o Sport assiste de camarote à disputa pela outra vaga automática nas semifinais sem necessidade de participar da próxima fase, que reunirá quatro equipes. Só dois times podem chegar lá: Náutico (2º / 22) e Retrô (3º / 21). O Retrô encara o Maguary (9º / 12), em Bonito, neste domingo, 15h, e se vencer, passará a somar 24 pontos, colocando-se à frente do Timbu. Como este tem chance de ir aos 25 –, receberá o Petrolina sábado que vem, encerrando sua participação na Fase de Grupos –, precisa secar o Retrô. Este, além do jogo em Bonito, jogará contra o Íbis, como visitante.  

RUBEM SALIM - Os familiares e amigos do ex-craque torcem por sua recuperação. Embora tenha passado por vários clubes, inclusive o Sporting de Portugal, é com o Santa Cruz que mais se identifica. Foi lá que iniciou sua carreira no futebol pernambucano. Casou-se, e ainda vive, com a odontóloga Betinha, uma das quatro irmãs egressas do Jet Clube, que integravam a equipe feminina de basquete do Tricolor na época do milionário James Thorp. Há vários dias, o paulista que virou pernambucano, está internado numa das unidades da Unimed, com problemas de imunidade.

A FRASQUEIRA NÃO ENTRA- O  jogo deste domingo, às 15h30, entre ABC e Náutico pelas quartas-de-final da Copa do Nordeste, no Frasqueirão, em Natal, não terá torcida nem de um nem de outro, conforme determinou o STJD. Assim sendo, os jogadores da casa não ouvirão o barulho da Frasqueira (povão, massa), como é denominada o mundão de gente que segue o alvinegro potiguar.

ILHA CHEIA DE GENTE- É o que se espera para o jogo deste domingo (26), na Ilha do Retiro, às 18h. O Sport recebe o CRB com a corda toda, disputando vaga nas semifinais do Nordestão. Tendo terminado a fase classificatória como líder do Grupo A, o Leão espera prender o Galo na sua jaula.

PAULISTA X SANHARÓ-Torcedores das duas cidades aguardam as partidas que indicarão a seleção campeã da Copa do Interior de 2022. O teitei começará no próximo domingo (2), em Sanharó. Dia 9 será em Paulista. A equipe do Litoral já foi campeã três vezes – atualmente é bi – e o time do Agreste luta pelo primeiro título. 

SELEÇÃO OU SAMBA  Há um samba bem antigo que diz "não falem dessa mulher perto de mim,...". Eu aproveito esse verso, mudando apenas a palavra mulher para seleção. Refiro-me aquele time que enfrentou o Marrocos com o nome de Seleção Brasileira e perdeu por 2 x 1. É verdade que havia sensíveis desfalques, mas concordo com Ival Saldanha. Para mim, noutros tempos bastava uma seleção estadual, dos centros mais bem cotados, é claro, para botar os marroquinos na roda. Quantas vezes em amistosos ou torneios meio lá e meio cá o Brasil não foi representado por simples equipes de clubes? E bem. A única coisa que prestou foi a homenagem a Pelé. Como Neymar faz falta!

 

O TIME DELES


FERNANDO REZENDE (corretor de imóveis e assessor político) / SPORT


HUMBERTO COSTA (senador da República) / NÁUTICO


ROMERINHO JATOBÁ (presidente da Câmara  dos Vereadores do Recife) / SANTA CRUZ

 

 

 

 

 

Comentários