NO PÉ DA COMVERSA-Lenivaldo Aragão

 

Foto: Rafael Vieira-FPF-reprodução


 

1) Sport volta a mandar no pedaço


2) Que susto!


3) Um amor de artilheiro


4) Marinheiros na Ilha


5) O melhor do Campeonato


6) Lá vem o Coxa


7) Timbu nas Alterosas


8) Prestigiado, de vera


9) Luciano Duarte


10} Na se mexa


11) Respingou nos Aflitos


12) Bala de novo


13) Gingado de ponta

 

SPORT VOLTA A MANDAR NO PEDAÇO – Ao se sagrar neste sábado 22/4/2023  campeão pernambucano pela 43ª vez, o Sport aumentou a vantagem para seus rivais históricos, Santa Cruz (29 títulos) e Náutico (25). Segue a relação: América (6), Torre (3), Tramways (2), Salgueiro (1) e Flamengo do Recife (1). O Rubro-Negro levantou a taça merecidamente, com duas vitórias nas finais sobre o Retrô por 2 x 1 e  2 x 0. Decisão em casa, diante de seu povo.  A Ilha do Retiro quase superlotada, com 26.345 pagantes; renda de R$ 793.685,00. O Leão tomou a hegemonia do Náutico, que era bicampeão após as conquistas de 2021 e 2022. Rubro-negros foram campeões invictos, tendo repetido as façanhas de  1917,  1941, 1998 e 2009. Cinco campeonatos sem sofrer derrotas.


QUE SUSTO! – Ainda no começo do jogo, o Retrô assustou a torcida leonina, com um chute de Alencar que bateu numa das traves. No rebote, Fernandinho chutou, a bola levava o caminho do gol, mas foi salva por Ewerton.  


UM AMOR DE ARTILHEIRO – É assim que a torcida rubro-negra considera o atacante Wagner Love. Na hora em que o time precisa, geralmente ele aparece para balançar a rede. Na finalíssima fez o primeiro gol, na fase inicial, e deu o passe para Gabriel Santos fechar o placar na segunda etapa. Ainda no primeiro tempo, o Retrô teve seu poder de fogo reduzido,  com a expulsão de Radsley  por jogo violento. Aos 27 do segundo, o Sport também teve Ewerton colocado fora de ação. O Retrô cresceu, o Sport se aperreou, o zagueiro Sabino salvou um gol, mas o Leão terminou consolidando sua vitória. E tome festa na Ilha.




MARINHEIROS NA ILHA – A festa de encerramento do Campeonato Pernambucano foi abrilhantada pela banda de música da Escola de Aprendizes Marinheiros, que executou o Hino de Pernambuco, com os times e o quinteto de arbitragem formados. Uma bela iniciativa. Em tempos idos em eventos importantes sempre havia uma banda animando a festividade.


O MELHOR DO CAMPEONATO – Foi Luciano Juba, um jogador que tanto é seguro defensivamente, como cresce no momento em que resolve atacar. Se o Spot não conseguir segurá-lo será uma pena.


LÁ VEM O COXA – Os jogadores  do Sport nem terão tempo de comemorar direito essa conquista. Quarta-feira (26) já estarão em campo para o jogo de volta com o Coritiba pela Copa do Brasil. Na ida, o Leão dividiu o placar com o Coxa Branca por 3 x 3. A disputa está aberta para as dois.


TIMBU NAS ALTEROSAS – O Náutico também joga pela Copa do Brasil. Depois de derrotar o Cruzeiro por 1 x 0 nos Aflitos, só precisa de um empate no Estádio Independência. O técnico Dado Cavalcanti já deve ter preparado seu pessoal. A Raposa vai partir com toda a força para cima do Timbu. O jogo é terça (25), às 19h.        

 


PRESTIGIADO, DE VERA Esta é a situação do caruaruense Ciel, 41 anos, centroavante do Ferroviário-CE, com o qual acaba de renovar contrato até o fim da Série D. Se vai continuar, certamente dependerá de o Ferrão permanecer em atividade pós-participação na quarta divisão do Brasileirão.


LUCIANO DUARTE – Baiano, vivendo no Recife desde 1975, procedente do Rio de Janeiro, o veterano narrador, comentarista e apresentador de rádio e televisão, está terminando um livro sobre sua vida, a partir de quando morava numa fazenda da Bahia. Com uma vasta vivência pessoal e profissional, o companheiro tem muita coisa para contar.   



NÃO SE MEXA - Não se trata de assalto, mas da nova determinação da Fifa que  proíbe o goleiro de balançar o corpo, por exemplo, na cobrança do pênalti. Ou seja, o que já era ruim para o pobre coitado que fica ali na barra na hora do chute, piorou.  


RESPINGOU NOS AFLITOS – O Náutico não tem nada com isso, como o Sport, em relação a Yago Cariús. Mas a investigação envolvendo  a atuação de apostadores no futebol nacional, atingiu o zagueiro Paulo Miranda. O caso que a Polícia Federal averigua vem de 2022, quando ele defendia o Juventude-RS. O problema é que se nada for provado, o atleta já foi entregue às feras.


BALA DE NOVO – O gol do Sport no último lance do jogo contra o Ceará, trouxe à cena o nome de Carlinhos Bala. Sua célebre ‘profecia’ na final da Copa do Brasil de 2008 contra o Corinthians, voltou a circular. Ao mesmo tempo, Carlinhos, vestindo a camisa leonina, formou dupla com Neto Baiano numa disputa contra os tricolores Caça Rato e Dênis Marques. Goleada de 8 x 2 para os rubro-negros.    


GINGADO DE PONTA – Refiro-me a Kayon, um jovem talentoso que está entrando na graça da torcida do Náutico. Ele tem honrado a camisa alvirrubra, como ponta-direita, o atual atacante de beirada, uma posição na qual pelo Timbu passaram muitos jogadores de categoria. Só para citar alguns: Nado, Miruca, Dedeu, Heider, Jarbas e mais recentemente Erick.


Comentários