NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão





A DUPLA KENO-CANO E O CAPITÃO NINO-O futebol brasileiro vive a excitante fase de decisão dos campeonatos estaduais, hoje reprovados pelos doutos, para usar um termo constante no linguajar do sábio e ao mesmo tempo malandro Gentil Cardoso, mas que o povão continua aplaudindo. E eu também. Nesse fim de semana, Rio e São Paulo foram os Estados que mais despertaram a atenção do País. Num e noutro, volta olímpica emoldurada por goleada. No Maracanã, o Fluminense da dupla Keno e Cano fez o Flamengo entrar pelo cano. Tome um sonoro 4 x 1. E o Flu foi bi. Na Pauliceia Desvairada, o Água Santa terminou dando em água e não suportou a pressão do Palmeiras. Desceu de bica abaixo, enquanto o Verdão lhe sapecava um 4 x 0 e se tornava também bicampeão. 

O CAPITÃO NINO-  Torço imensamente quando há um pernambucano competindo seja em que modalidade for. Não acompanho amiúde o futebol dos outros, mas estou sempre atento aos nossos conterrâneos e a alguns que por aqui passaram. Neste momento bato palmas para Nino, o zagueiro campeão olímpico, agora bi carioca pelo Flu e capitão do time. Pernambucano, foi vingar na Cidade Maravilhosa. O tricolor carioca também tem Keno, baiano que começou a se projetar no América de Propriá, em Sergipe. Correu para um lado e para o outro, esteve no Santa Cruz duas vezes (2014 e 2016), vestiu a camisa do Porco e foi formar a célebre dupla Keno e Cano, no Pó de Arroz.

RONY E A TIMBUZADA-Já o atacante Rony, nascido no Pará e revelado pelo Remo, e que recentemente teve sua primeira chance na Seleção Brasileira, deve ter levado a timbuzada a se ligar no Palmeiras, não pelo clube em si, mas por ele, o ex-atacante do Náutico.  É um dos jogadores de maior relevância, atualmente, no futebol nacional. Foi muito importante na campanha do bicampeonato paulista.

ERICK E JEAN CARLOS - Ainda falando de ex-alvirrubros, dois chegaram à final do Campeonato Cearense. São eles Erick e Jean Carlos, do Ceará Sporting Club, que tiveram que se contentar com o vice-campeonato. O Vovô caiu diante do Fortaleza, que se sagrou pentacampeão cearense. A dupla vem aí para enfrentar o Sport na grande final da Copa do Nordeste.

GOLEIRO BRUNO- Saído dos Aflitos para ganhar o mundo, agora conhecido como Bruno Ferreira, fez de tudo pelo Caxias na final no Rio Grande do Sul, contra o Grêmio, mas como Erick e Juan Carlos, ficou no vice-campeonato. Porém, seu conceito está lá em cima no futebol gaúcho. Situação diferente de quando deixou os Aflitos, uma vez que os torcedores sequer queriam ver sua sombra. Prata de casa, veio das divisões básicas do Timbu, embora tenha nascido em São Paulo. Entre idas e vindas, durante 10 anos teve altos e baixos na Conselheiro Rosa e Silva. Foi campeão estadual e caiu de divisão no Brasileirão. Agora parece que decolou. É muito festejado  nos Pampas.

O FUTEBOL DOS OUTROS-Para o torcedor pernambucano, o domingo deixou de ser o dia forte do futebol, como acontece de norte a sul desta terra que seus habitantes primitivos chamavam de Pindorama. Agora, o domingo é para ver os jogos  dos outros pela tevê e acostumar a meninada a torcer pelos sudestinos.  

LEÃO EM DOSE DUPLA-O Sport, que se classificou sem muito esforço para decidir o título de campeão pernambucano com o Retrô, tem também o Ceará no seu encalço, na final da Copa do Nordeste. O Vovô está mordido, depois do fracasso no duelo final com o Fortaleza.

O FILÉ PASSA LONGE-O Brasileirão está chegando. Infelizmente não participaremos do filé. Não sei nem se dá para a picanha, que está na moda. Nossos times vão ter que roer osso nas Séries B (Sport), C (Náutico) e D (Santa Cruz).

ENQUANTO ISSO...-Sport e Retrô iniciam sábado que vem (15) a decisão do Pernambucano, na Arena de Pernambuco. O outro jogo será no sábado seguinte (22), segundo o Sport, na Ilha, segundo a FPF, na Arena. Antes, porém, depois de amanhã (12), o Leão visita o Coritiba pela Copa do Brasil. O jogo de volta será na quarta-feira seguinte (19), no Recife. O Náutico, que vem passando de fase na TB, pega uma parada choca, quinta (13). Trata-se do Cruzeiro, nos Aflitos. Depois, o Timbu vai a Belo Horizonte. Voltando ao Sport, ufa!, as partidas finais da Copa do Nordeste com o Ceará serão em 19/4, lá, e 3/5, cá.

 

  

Comentários