NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

 (Um balaio de notícias sobre os mais diferentes assuntos)

 

A vitória sobre o Cruzeiro empolgou o Caldeirão (Reprodução Uol)


PERNAMBUCO EM ALTA- Vinte e quatro horas depois do dramático e valioso empate do Sport com o Coritiba (3 x 3), no campo do adversário, o Náutico fez as honras da casa ao Cruzeiro. Gentilezas à parte, o Timbu derrotou a Raposa no Caldeirão dos Aflitos. Foi um sofrido 1 x 0, mas encheu de orgulho o coração da timbuzada. Raça foi o que não faltou. Os  em Curitiba e no Recife valeram pela rodada de ida da terceira fase da Copa do Brasil. Na volta, o Leão recebe o Coxa Branca, e o Alvirrubro vai às Alterosas, precisando apenas de um empate.


LEÕES NA ZONA DA MATA- Neste sábado (15), a Arena de Pernambuco sedia a primeira das duas partidas finais do Campeonato Pernambucano. Confiante, o Retrô será anfitrião para o campeoníssimo Sport. Embalada, a torcida leonina deve comparecer em bom número ao estádio situado em São Lourenço da Mata, não obstante as dificuldades para chegar lá. O segundo jogo, com volta olímpica, seja para qual lado for, será na Ilha do Retiro.


CEARÁ PAGA O PATO-O Ceará Sporting Club está entrando na Série B 2023 proibido de receber público nos seis primeiros jogos que fizer em Fortaleza. É consequência da atuação de torcedores “organizados”, no ano passado, quando o Vovô estava na Série A.


OS 122 ANOS DO NÁUTICO-O recolhimento espiritual observado pelo mundo cristão, na Sexta-Feira da Paixão, coincidiu com o 122º aniversário do Náutico, fundado em 7/4/1901. Por conta disso a comemoração nos Aflitos ficou para este sábado, com corte do bolo tradicional, diversão para a meninada e o escambau. Tudo robustecido pelo sensacional triunfo sobre o Cruzeiro.


IRMANDADADE-Nesta minha página no Facebook, e no Blog de Lenivaldo Aragão, a pretexto da data magna do Alvirrubro, estou republicando a série de artigos “O Náutico, uma grande família”, de Lucídio José de Oliveira, divulgados ao tempo em que eu editava, juntamente com Marcelo Aragão, o tabloide JORNAU, distribuído gratuitamente com os torcedores em jogos nos Aflitos. Depois dos irmãos Viana – Isaac, Tará e Orlando –, estão em foco os Carvalheira – Fernando, Zezé e Arthur. Outros virão.   


FIDELIDADE É ISSO-Mesmo choramingando, como dizia o ex-presidente do Vasco Eurico Miranda, Ozir Ramos Junior, o popular Urubu, nem ainda se recuperou do novo rebaixamento sofrido pelo Íbis, e já está pensando na Série A 2. “Vou organizar o time pra gente subir novamente”, disse-me o cartola-mor do Pássaro Preto. Por outro lado, neste sábado (15) começa o Pernambucano Sub-20, e o rubro-negro de Santo Amaro, hoje sediado em Paulista, está lá. Podem conferir na nossa Agenda de Pernambuco.


A COBRA SE MEXE-Há muitos anos eu estava no zoológico do Rio e vendo algumas cobras paradas, num tanque, perguntei ao tratador a razão daquela imobilidade. “Elas estão alimentadas e por isso não saem do canto”, foi a resposta. Pelo que estou acompanhando pela imprensa, não é o caso do Santa Cruz, que está se mexendo, visando à Série D. Não adianta formar um time de meia tigela, ou entra rachando ou vai continuar na penúria. E se não subir para a Série C terminará vagando feito zumbi. Antônio Luiz Neto, Sandro, Zé Teodoro e companhia sabem dessa verdade muito mais do que eu.

 

VAPT VUPT -Com o calendário estrangulado, não há tempo de os vencedores ou derrotados nas decisões dos mais diversos campeonatos saborearem sua conquista ou chorarem seus dissabores. Vários times fizeram a festa estadual ou saíram do campo com a cabeça baixa, no fim de semana passado, e já três ou quatro dias depois estavam em ação na Taça Brasil. Foi o caso do Grêmio, o campeão gaúcho, que veio a Natal, onde derrotou o ABC, e do Flamengo, que se deslocou até o Paraná, para ser superado pelo Maringá.


JOGO DO SPORT ADIADO - Se não estivesse envolvido na decisão pernambucana, o Sport faria sua estreia na Série B 2023 nesta sexta-feira (14), jogando em Maceió contra o CRB. O jogo está adiado, não se sabe para quando. Vale salientar que o Galo da Pajuçara, que domingo se sagrou campeão alagoano diante do ASA, já jogou na quarta-feira pela Copa do Brasil, tendo derrotado, no Rei Pelé, o Atlético Paranaense.


O COMEÇO DA SÉRIE B - A primeira rodada da Série B está assim:


Sexta-feira (14)


CRB (AL) x Sport (PE), adiado


Guarani (SP) x Avaí (SC)


Ituano (SP) x Ceará (CE)


Sábado (15)

Vila Nova (GO) x Novorizontino (SP)


Mirassol (SP) x Chapecoense (SC)


Sampaio Corrêa (MA) x Atlético (GO)


Juventude (RS) x Botafogo (SP)


Domingo (16)


Criciúma (SC) x Tombense (MG)


Londrina (PR) x ABC (RN)


Vitória (BA) x Ponte Preta (SP).

 

O VERMELHO DO TRICOLOR- O Santa Cruz nasceu alvinegro, mas teve que mudar ao chegar à Liga, em 1915. Isso porque já havia o Flamengo com idênticas  cores. E não era permitido que dois clubes usassem o mesmo padrão. Houve então um sorteio, que o Santa perdeu. O primeiro secretário do clube, Luiz Barbalho, contava que ele sugeriu o acréscimo do vermelho. Por isso foi chamado de germanófilo por ser simpático à Alemanha, que participava do primeiro grande conflito mundial (1914-1918). Por sua vez, Ilo Just, primeiro goleiro tricolor, afirmava que a escolha não se deu imediatamente. Segundo ele, foi feita dias depois, com a passagem pelo Recife, da equipe do Flamengo do Rio, que viajava de navio para uma temporada em Belém. O hoje rubro-negro carioca tinha na camisa o branco, o vermelho e o preto. O Santa Cruz mirou-se no time carioca e resolveu o impasse, acrescentando o vermelho à sua bandeira.

 

 

 

Comentários