NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

1 A Turma do Apito / 2 Do Oiapoque ao Chuí / 3 Como vai ser / 4 Primeiro voo / 5 O Gavião do Norte / 6 Casa cheia / 7 Sem descanso / 8 Leoas perderam / 9 Parada choca do Timbu / 10 Caminhões em Interlagos / 11 Isso era antigamente

Foto: reprodução Amazonas Atual


A TURMA DO APITO – Em tempos idos, não tão idos assim, antes do jogo, a imprensa dava ênfase ao trio de arbitragem. Hoje, o trio já era. E, dependendo do caráter do jogo, trata-se de uma verdadeira turma. Vejamos a equipe que estará em ação quarta-feira que vem (3 de maio), na Ilha do Retiro, no encontro Sport x Ceará, decidindo a Copa do Nordeste: árbitro, Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL); assistentes, Luanderson Lima dos Santos (Fifa-BA) e Brígida Cirilo Ferreira (Fifa-AL); quarto árbitro, José Jaini Oliveira Bispo (AL); assessor, José Mocelin (RS); árbitro de vídeo, Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (VAR-Fifa-RN); AVAR, Flávio Gomes Barroca (RN); observador do VAR, Péricles Bossols Cortez (RJ). Portanto, o trio está triplicado, com nove pessoas em atividade. Há de se levar em consideração que se trata de uma final, merecedora de maior atenção, a partir da utilização do VAR.


DO OIAPOQUE AO CHUÍ  A grandiosidade do Brasil será percorrida pelos 20 times que buscarão na Série C do Campeonato Brasileiro, obter uma das quatro vagas que levarão à Série B 2024. É onde o Náutico se encontra, pela segunda vez. Vejamos as equipes por Estados: AMAZONAS – Amazonas e Manaus; PARÁ – Paysandu e Remo; PIAUÍ – Altos; CEARÁ – Floresta; RIO GRANDE DO NORTE – América; PARAÍBA – Botafogo; PERNAMBUCO – Náutico; ALAGOAS – CSA; SERGIPE – Confiança; MINAS GERAIS – Pouso Alegre; RIO DE JANEIRO – Volta Redonda; SÃO PAULO – São Bernardo; GOIÁS – Aparecidense; PARANÁ – Operário; SANTA CATARINA – Figueirense e Brusque; RIO GRANDE DO SUL – São José e Ypiranga.  


COMO VAI SER – Na primeira fase, os times se enfrentam em jogo apenas de ida, com pontos corridos. No fim, os oito mais bem colocados serão divididos em dois grupos de quatro times. O primeiro e o segundo de cada pelotão sobem para a Série B. Os dois líderes disputarão a taça de campeão da Série C. Voltando à primeira fase da competição, os quatro últimos daquela etapa descem para a Série D.


PRIMEIRO VOO – O Náutico vai estrear na Série C do Brasileirão 2023 a 2.850 quilômetros de   distância, aérea, do Recife. O batismo do Timbu  será terça-feira (2) contra o Manaus, um dos dois representantes do Amazonas no campeonato. Clube novo, mas bastante respeitado.


O GAVIÃO DO NORTE – É como é conhecido o adversário do clube dos Aflitos. Foi fundado em 5/5/2013. Portanto, na próxima sexta-feira completa 10 anos. Mas já tem currículo. Obteve um tricampeonato amazonense, em 2017/18/19, e um bi – 2021/22.  Em 2019 foi vice da Série D, tendo conseguido o acesso à C. Decidiu com o Caxias (RS). No jogo em casa levou 44.141 torcedores à Arena do Amazonas.


CASA CHEIA – Pelo andar da carruagem e da torcida do Sport, a final do Nordestão com o Ceará terá casa cheia. É bom lembrar que o Leão começará a partida em desvantagem por ter sido derrotado na Arena Castelão por 2 x 1. Empate dá a taça ao Vovô.

Decisão da Copa do Nordeste agita os leoninos (Foto: Arquivo)

SEM DESCANSO – Antes da decisão da Copa do Nordeste, os dois finalistas entram em campo. Neste domingo (30), pela Série B do Brasileirão, Sport e Ceará estarão em ação, como visitantes. O Leão encara o Novorizontino, às 15h30, e o alvinegro da Terra de Iracema mede forças com o ABC, no Frasqueirão, em Natal. Jogo marcado para 18h.


LEOAS PERDERAM – Neste sábado (29), o Sport recebeu o Fortaleza, pela terceira rodada do Brasileiro Feminino A 2. As leoas da Ilha perderam para as leoas do Pici por 2 x 1, mesmo tendo jogado em seu reduto, na Ilha do Retiro. Nos jogos anteriores, as rubro-negras empataram em casa com o Vila Nova (GO) por 2 x 2 e perderam fora para o 3BS (AM) por 4 x 2. Esperam tirar o pé da lama no próximo domingo (7) diante do Botafogo-PB, em João Pessoa.


PARADA CHOCA  – Neste domingo (30) será a vez de o Náutico entrar em campo, novamente no duelo com o Guarani de Juazeiro do Norte, pelo Brasileiro Feminino A 3. Trata-se de um mata mata. No primeiro jogo, no Cariri cearense, o Guarani ganhou por 3 x 0 e agora, nos Aflitos, só precisa empatar. Já o Timbu precisa, no mínimo, de uma vitória por três gols de diferença para ir para os pênaltis.


CAMINHÕES EM INTERLAGOS – Pernambuco está mais uma vez representado na Copa Truck. Na segunda etapa do calendário 2023, em Interlagos, São Paulo, a partir de 13h deste domingo (30), o piloto Beto Monteiro estará defendendo a Terra dos Altos Coqueiros. São duas provas a serem transmitidas pela TV Band/Tribuna.

Foto; Divulgação

ISSO ERA ANTIGAMENTE – Em 27/9/1914, em Buenos Aires, Argentina e Brasil disputavam a I Copa Roca. Os brasileiros venciam por 1 a 0. Aos 20 do 2º, o argentino Leonardi, enganando o árbitro brasileiro Alberto Borgerth e o nosso goleiro Marcos Mendonça, assinalou com a mão o gol de empate. Enquanto o juiz apontava para o centro do campo, autorizando a nova saída de jogo, o zagueiro argentino Gallup Lanus, três companheiros seus e o bandeirinha Calixto Gardi (argentino) foram ao árbitro Borgerth, acusando a irregularidade. Resultado: gol anulado, sob aplausos da torcida argentina. O Brasil ganhou a partida por 1 a 0.  

 

 

 

 

Comentários