NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

 Timbu nas alturas



ÍNDICE:TIMBU nas alturas / TIROU de letra / BOTA ordem na casa / CORTANDO o mal pela raiz /  DESCENDÊNCIA alviverde / VELHO? Os goleiros que o digam / TIMBUZINHO puxa a fila / NATAÇÃO em evidência / DESORDEIROS organizados / SERTANEJO agrada o povão.


 

Náutico fez festa contra o Volta Redonda (Reprodução Gazeta Esportiva)


TIMBU NAS ALTURAS – O técnico Fernando Marchiori sentiu pela primeira vez o lado das duas moedas nos Aflitos. Viu o time ser vaiado após o 0 x 0 do primeiro tempo contra o Volta Redonda nesta segunda-feira (6) e acompanhou os aplausos calorosos nos gols de Jael e Souza, no 1º e no 13º minutos da segunda fase, que levaram o Timbu a uma merecida vitória por 2 x 0 e à vice-liderança da Série C do Brasileirão. Embora só estejamos na 7ª das 19 rodadas da 1ª fase, estar nesse grupo é um privilégio, uma vez que são oito os que se classificarão para a segunda fase, da qual sairão os quatro times que subirão para a Série B 2024. No momento estão lá, 1º) São Bernardo (15), 2ª) Náutico (13), 3º) Botafogo-PB (12), 4º) Amazonas (11), 5º) Ypiranga-RS (10), 6º) Confiança, 9; 7º) Manaus, 9; 8º) CSA (8). Ainda muita água vai passar sob as pontes Maurício de Nassau e Buarque de Macedo, mas a situação não deixa de ser animadora. Com moral elevado, o Alvirrubro terá uma semana para se preparar, visando ao próximo compromisso, segunda-feira (13), em Aracaju, contra o Confiança. Sem querer fazer trocadilho, confiança é o que não falta à equipe, depois das duas vitórias sob o comando do novo treinador. Antes do Voltaço, o Náutico havia derrotado o Pouso Alegre, em Minas Gerais, por 1 x 0.

TIROU DE LETRA – Ainda bem que Yago Cariús saiu limpo do julgamento no STJD quanto à sua citação no escândalo das apostas. Foi prestigiado pelo Sport, não obstante seu afastamento temporário do time por determinação do Tribunal. Já voltou à equipe, para gáudio da torcida rubro-negra, como diria o saudoso narrador César Brasil. Resta a decisão policial, que certamente vai beneficiá-lo.

BOTA ORDEM NA CASA – Por mais que a CBF recomende, os árbitros não conseguem botar ordem na casa, no que tange à falta de respeito dos jogadores.  Estes estão sempre discordando de suas decisões,  mesmo em faltas tolas. Agem de  maneira acintosa. Contestar cartão, então...

CORTANDO O MAL PELA RAIZ – Há alguns anos, a Federação Pernambucana de Futebol contratou o ex-auditor-geral e ex-presidente do STJD, advogado Paulo Schmidt, para um trabalho que ele já realizava em São Paulo, visando a evitar que os apostadores, ainda em lua de mel com a safadeza, corrompessem  jogadores nos campeonatos das nossas divisões básicas. O mal já estava sendo implantado sorrateiramente no interior paulista. Por aqui tentou-se cortar o mal pela raiz, pelo menos entre os que estavam começando.

DESCENDÊNCIA ALVIVERDE – Em plena caminhada matinal, no calçadão de Boa Viagem, me deparo com Alberto, irmão de Mirinda, Zé Amaro, João Antônio e José Augusto. Os cinco são filhos de Zezé, irmão de João e Rubem Moreira, o trio que deu as cartas no América recifense durante muitos anos. Como presidente do Alviverde, Zezé Moreira foi o responsável pela construção da sede do clube, na Estrada do Arraial, bairro de Casa Amarela, inaugurada em dezembro de 1951. Os filhos do antigo cartola, dedicam um verdadeiro amor ao Periquito, embora tenham se bandeado para outras plagas, com exceção de Zé Amaro, este, americano até debaixo d’água.

VELHO? OS GOLEIROS QUE O DIGAM – Com 38 anos, o carioca Vágner Love, que muitos acham ser paulista, vem registrando de maneira brilhante a passagem pelo Sport. Sua  vocação de goleador tem sido uma das molas propulsoras do Leão da Ilha, principalmente no Brasileiro da Série B. O ex-jogador  do Palmeiras, Flamengo, Corinthians, CSKA Moscou, Mônaco e outros, além da Seleção Brasileira, mostra que ainda dá  no couro. E como! Com 7 gols, lidera a artilharia da segunda divisão nacional. E ainda tem uma longa estrada a percorrer.



TIMBUZINHO PUXA A FILA – Passada a sexta das 11 rodadas da primeira fase do Campeonato Pernambucano Sub-20 – Petrolina 0 x 4 Náutico, Retrô 0 x Sport 0, Santa Cruz 1x0 Caruaru City,  Íbis 1x1 Central e Atlético Torres 0x1 Porto 1 –, o Náutico lidera, após ter obtido 6 vitórias e sofrido 1 derrota em 7 jogos. Confira:  

1º) Náutico, 18

2º) Porto, 16

3º) Sport, 14

4º) Retrô, 12

5º) Santa Cruz, 12

6º) Central, 9

7º) Íbis, 9

8º) Caruaru City, 6

9º) Atlético Torres, 6

10º) Atlético Pernambucano, 5

11º) Petrolina, 1

NATAÇÃO EM EVIDÊNCIA – Por acaso me encontro com Adriana Salazar, cuja biografia escrevi, numa série editada pela Cepe, que contou com vários jornalistas, mostrando os feitos de várias personagens do desporto pernambucano. A ex-nadadora, primeira pernambucana a participar de uma olimpíada, estava feliz com a recente realização do Troféu Brasil, no Recife, o que aconteceu pela primeira vez. No seu tempo houve um José Finkel. Tomara que outras iniciativas do gênero sejam promovidas.

DESORDEIROS ORGANIZADOS – Não há como deixar de falar neles, principalmente depois de alguns reprováveis acontecimentos, como a invasão das dependências do Vasco da Gama após a derrota por 4 x 1 para o Flamengo. As autoridades têm que perseguir esses criminosos e botá-los no xilindró. Estão espalhados pelo País inteiro, distribuindo crueldades, Aqui eles continuam fazendo misérias e merecem uma séria reprimenda.

SERTANEJO BOM DE REDE – Não falo de nenhum dorminhoco, amante de uma boa rede armada num terraço. Refiro-me a Emerson Galego, que o Santa Cruz trouxe de Petrolina. É vidrado em redes, mas naquelas com que está acostumado a lidar nos campos de futebol, onde ganha a vida. Balançar a rede do adversário é sua missão, e na Cobrinha, ele começa já mostrar a que veio.

Emerson Galego, gols no Sertãoe no Litoral (Foto: Reprodulão)



Comentários