O resiliente Charles Muniz


 

Charles Muniz é imparável. Aos 71 anos, idade em que muita gente para, o conhecido técnico pernambucano permanece em atividade. No momento, dirige um time da Série A 2, a antiga Segunda Divisão pernambucana. Trata-se da Associação Desportiva Jaboatão dos Guararapes, o popular Jaguar. Fundado em 2012, presidido por Zeca Barreto, filho do advogado Joaquim Barreto, ex-dirigente do Náutico, o clube jaboatonense representa o poderoso município da Região Metropolitana do Recife no ambiente futebolístico estadual.   

O pacato e ao mesmo dinâmico Charles, um grande colecionador de histórias engraçadas do futebol, já participou da comissão técnica da Seleção Brasileira em 1991, como preparador físico, e é diplomado pela CBF, como técnico de futebol, capacitado a atuar em qualquer divisão do Campeonato Brasileiro. Para isso fez curso. Além do trabalho de campo, está apto intelectualmente.

O treinador do Jaguar faz parte da história do futebol pernambucano, como o “milagroso” da virada de 1993. Naquele ano, o Santa Cruz conseguiu a inesquecível proeza de virar um jogo que estava perdido contra o Náutico, cuja torcida já comemorava o título. Ao vencer por 2 x 1 – perdia por 1 x 0, teve o centroavante Washington expulso e o adversário só precisava empatar – o Santinha fez muito torcedor que já estava indo para casa dar meia volta e festejar a inacreditável conquista, no Mundão do Arruda. Em 1989, ele tinha sido também campeão pernambucano pelo Timbu. Em Pernambuco até agora, Charles trabalhou nos seguintes clubes, alguns mais de uma vez:

Náutico

Santa Cruz

Sport

América

Atlético Pernambucano

Centro Limoeirense

Jaguar

Porto

Timbaúba

Vera Cruz

Vitória

 

 

 

 

 

Comentários