Marco histórico do vôlei mudará de lugar, mas não vai desaparecer

 

Foto: Reprodução


 

Os componentes do Panathlon Recife estão mais tranquilos. Formado na sua essência por ex-atletas, ex-técnicos e desportistas em geral, o Panathlon é uma organização mundial, com raízes plantadas nos  mais diferentes países, que, entre outras tarefas cultua a memória esportiva.    

No Recife havia uma certa preocupação quanto ao destino que seria dado ao monumento erguido na Rua da Aurora em 8 de fevereiro de 2014, relativo à realização do primeiro jogo de vôlei no Brasil, realizado na esquina daquela tradicional artéria da capital pernambucana com a Rua do Riachuelo. O fato histórico aconteceu em 15 de novembro de 1911, portanto, há 112 anos.

A incerteza dos desportistas que batalharam para o surgimento do marco histórico do vôlei em Pernambuco, foi motivo de matéria publicada neste Face e no Blog de Lenivaldo Aragão, tendo a Prefeitura do Recife dando ao Panathlon, imediatamente, as informações necessárias. Estas estão contidas no seguinte ofício assinado pelo presidente Luís Henrique Veiga Farias de Lira e pela assessora técnica Ruth Borba, da URB Recife. Vejam:  

“O monumento ‘100 anos de voleibol no Brasil’ foi retirado da Rua da Aurora momentaneamente para ser restaurado, pois se encontrava bastante deteriorado, havendo assim a necessidade de manutenção.

No momento em que a Rua da Aurora está em processo de requalificação, transformando-a em mais um parque linear da cidade, foram verificadas, então, 2 opções (como sugestão) para o retorno do referido monumento após sua restauração.

Sugestão 1: Varanda 6-Memória e Cultura (próximo aos demais monumentos como MTNM e Caranguejo ‘carne da minha perna’- onde ambos também serão revitalizados.

Sugestão 2-Varanda 5: próximo à quadra poliesportiva, que será revitalizada."

Comentários