NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

Lucas Lima aplaudido na Arena (Foto: Reprodução)


Futebol dá e tira / Vini glorificado / ) Jaguar e Portela / Um almirante no futebol de Jaboatão / Emoção no Moxotó / Litoral x Sertão na Arena /  Salve o Retrô.

 

 


FUTEBOL DÁ E TIRA – Sempre menciono esta frase, que um dia foi pronunciada pelo ex-quarto-zagueiro Fraga, dando um ‘rela’ no volante Drailton, quando ambos defendiam o Sport. Recorro a ela para falar de Lucas Lima, intensamente louvado pelos rubro-negros, a partir do técnico Pepa, após sua positiva atuação nesta vitória do Sport por 2 x 0 sobre o CRB. Já ouvi muito torcedor do Leão e mesmo gente da mídia fazendo pesadas críticas ao meia, achando que ele não estava justificando seu retorno ao bicampeão pernambucano.

VINI GLORIFICADO – Alvo de muitas críticas e até de insultos após a derrota do Brasil para o Paraguai, Vinicius Junior foi festejadíssimo pela torcida do Real Madrid nesse domingo (15). O brasileiro marcou, cobrando pênalti, um dos gols que levaram sua equipe a derrotar o Real Sociedad por 2 x 0. O outro foi do francês Mbappe, também de pênalti.  

JAGUAR E PORTELA – Com a Associação Desportiva Jaboatão dos Guararapes, o popular Jaguar, o município de Jaboatão, geminado ao Recife, reingressa no cenário principal do futebol pernambucano. O time fundado em 2012, tocado com muito gosto pelo ex-dirigente do Náutico Joaquim Barreto e por seu filho, presidente Zeca Barreto, finalmente está na Série A 1. O América, embora sendo do Recife, já representou Jaboatão no certame estadual. Mas não deu liga. Sem conseguir motivar o público local, como pretendia, o Periquito tirou o time. De seu mesmo, Jaboatão contou com o Portela, que só aguentou um ano. Foi em 1944, quando o América se sagrou campeão pela última vez, com Rubem Moreira diretor de futebol e seu irmão José Moreira, Zezé, na presidência. Entre sete participantes, o Portela terminou na vice-lanterna.  

ALMIRANTE PORTELENSE – O Campeonato Suburbano era poderoso e, às vezes, mais interessante que o da Primeira Divisão. Jaboatão tinha o Portela e o Locomoção. Durante a Segunda Guerra Mundial, um oficial da Marinha saiu do Rio para servir no III  Distrito Naval, aqui sediado. Amante do futebol, se apaixonou pelo Portela, com o qual colaborou, como podia. Muitos anos depois, presidente da CBF, o almirante Heleno Nunes, sempre que vinha a Pernambuco lembrava sua ligação com o Portela. Este, que era mantido pela fábrica de papel Portela, dividia a paixão da cidade com o Locomoção, da Great Western, mais tarde Rede Ferroviária do Nordeste.

Rubem Moreira, Edgar Campos, Ivan Lima e Heleno Nunes (Arquivo do Blog)

EMOÇÃO NO MOXOTÓ – Assisti pela TV FPF, ao jogo Decisão 3 x 1  Cabense. O Bode do Moxotó levou a torcida de Sertânia “à loucura” – para lembrar meus amigos do rádio – ao assegurar também seu acesso. Vi jogador e filho de jogador chorar de emoção, bem como gente da comissão técnica e simples pessoas do povo. O Decisão já havia participado em 2019. Lembrei-me  de um amigo que já partiu, com o qual conversava muito nas suas idas à federação. Falo do antigo presidente da Liga Sertaniense, José Leal, cuja preocupação era organizar corretamente o campeonato da cidade e armar a seleção local para a disputa da tradicional Copa do Interior.

LITORAL X SERTÃO NOS AFLITOS – Há expectativa em Jaboatão dos Guararapes e em Sertânia pela final. O campeão será conhecido num só jogo, marcado para sábado (21), nos Aflitos, às 15h. O Decisão certamente trará sua torcida, lembrando a profecia de Antônio Conselheiro “o mar vai virar sertão”. O litorâneo Jaguar promete invadir as arquibancadas alvirrubras, pois está a apenas alguns quilômetros do estádio, ao contrário do adversário, que terá que percorrer 312 km para chegar ao Recife.

SALVE O RETRÔ – O representante de Camaragibe merece todos os elogios. Está indo para a Série C e se despedindo da D, podendo levar a taça de campeão para casa. A disputa com o Anápolis em busca do título começará domingo (22), nos domínios da equipe goiana. Uma semana depois  (29), a Fênix receberá o Galo da Comarca, na Arena de Pernambuco.  Um detalhe: os dois se classificaram na cobrança de pênaltis fora de casa contra o Itabaiana (SE) e o Maringá (PR).

Jogadores do Retrô festejando (Reprodução Instagram Retrô)


Comentários