NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

 

Foto: MeuSport-Reprodução


Revanche no Paraná / Desinteresse do Leão / Filósofo / Decadência / Ceará cor de anil / Nova Série C, será que dá? / Timbu comemora / A turma da bola pesada

 

 

REVANCHE NO PARANÁ – O Sport volta a encarar o Operário Ferroviário, seu verdugo há poucos dias, num jogo atrasado, disputado na Ilha do Retiro. Aqui, a vitória sobre o time paranaense era dada como favas contadas. Deu no que deu. Eles engrossaram o caldo e voltaram para Ponta Grossa com os três pontos, que, na teoria, seriam contabilizados na conta dos donos da casa.  Nesta segunda-feira (4), às 19h, os dois voltam a se enfrentar. O Operário estará em seu ambiente. O visitante não jogará tão confortavelmente como no jogo do Recife, embora sua confiança, ali, não tenha valido nada. De qualquer modo, o Sport ainda se encontra numa situação favorável, mas precisa tirar proveito dela. O G4 da Série B hoje está assim: 1º) Santos, 65; 2º) Novorizontino, 63; 3º) Sport, 59; 4º) Mirassol, 59. O bicampeão pernambucano, tanto como os outros, com exceção do Santos, tem agora uma preocupação a mais, que é o Ceará. Este, ao derrotar o Avaí por 2 x 0 nesse domingo (3), encostou no quarteto do acesso.  Está em 5º lugar, com 57 pontos, seis a menos que o Novorizontino, e a dois do Sport e do Mirassol.

DESINTERESSE DO LEÃO – É o que volta a demonstrar o Sport em relação ao Campeonato Pernambucano, segundo o presidente Yuri Romão. Não é novidade. Há alguns anos, o bicampeão estadual se ausentou até de uma edição da Copa do Nordeste. Achando que seu lugar era bem mais ao sul da linha do Equador, se inscreveu numa competição que reuniria clubes do Centro-Sul, o qual terminou não dando liga. O problema é que em vários torneios, como a Copa do Brasil, a reta de chegada, seja qual for o Estado, é o campeonato local.   

FILÓSOFO – “A verdade, como o sol, sempre sairá” (Lateral Marcelo sobre sua saída do Fluminense).

DECADÊNCIA – O Náutico sempre esteve nos calcanhares do Sport na disputa pela hegemonia do futebol feminino em Pernambuco. Todavia, este ano, quem vai à final com o Leão é o Ipojuca, que, por isso, já tem presença assegurada no Brasileiro A 3 do ano que vem.

CEARÁ COR DE ANIL – Peguei o bonde andando. Ao ligar a TV, o jogo Ceará x Avaí já estava rolando. Durante um bom tempo troquei as bolas. Pensei que o time “paramentado” de azul fosse o Leão catarinense. Não era. O time barriga verde jogava de branco, com uma leve lista e frisos azuis na camisa. Eu achava que se tratava do Vovô e ficava indagando com meus botões: por que não o preto em lugar do azul? Achava que era uma homenagem ao Avaí. Nada disso. Era o próprio Avaí. E o Avaí falsificado era o Ceará.

NOVA SÉRIE C, SERÁ QUE DÁ? – Louve-se o empenho dos clubes, pelo que sei puxados pelo Retrô, carne nova no pedaço. Um grupo está indo à CBF para pedir que a Série C do Brasileirão não seja mais disputada com mata-mata e clubes ficando inativos no meio do caminho. Os dirigentes querem uma competição no mesmo modo das Séries A e B, com pontos corridos, 38 rodadas, quatro times subindo para a Série B e quatro caindo para a D. Ednaldo Rodrigues, que já foi presidente de liga do interior e de federação – a Bahiana – pode até achar a ideia interessante, porém, como conseguir patrocínios com poder de fogo para custear a disputa, pagando passagens e hospedagens? Como dizia um técnico argentino chamado Alfredo Gonzalez, de muito prestígio em Pernambuco, onde dirigiu os três grandes, trata-se de “uma dolorosa interrogação.”

TIMBU COMEMORA – O Náutico estreou na Copa Atlântico Sub19 vencendo o Fortaleza-CE (1 x 0), perdeu para o Palmeiras-SP (1 x 2) e derrotou o Azuriz-PR (2 x 0). Duas vitórias e uma derrota. Não está “bom demais”, como o frevo do alvirrubro Jota Michilles, mas já dá para comemorar.

A TURMA DA BOLA PESADA – O esporte da bola pesada era como se adjetivava o futebol de salão, hoje denominado oficialmente futsal.  A turma, velhos e novos, está convidada para a Confraternização Salonista, no próximo sábado (09/11). Muita história vai rolar, sem dúvida. Local, sede do Clube Náutico Capibaribe, às 11h30. Taxa de adesão, R$ 50,00, pelo PIX: giovannini007@gmail.com   

  

Comentários