![]() |
Foto: Arquivo |
RESUMO:1) SAF, Polêmica e Transparência; 2) Juventus paulista virou sociedade anônima; 3) Lembrando Luciano Velozo; 4) Uma história e três capítulos; 5) Agarrões e empurrões; 6) Hora do Caldeirão; 7) Apelidos engraçados; 8) Nosso Cachorrinho; 9) E o Retrô? / 10) Quatro decisões entre a garotada.
SAF, POLÊMICA E TRANSPARÊNCIA - Não tenho acompanhado amiúde os passos que vêm sendo dados para a implantação da tão falada SAF em Pernambuco, principalmente no Náutico e no Santa Cruz, onde os procedimentos estão mais avançados. Mas tenho me informado através da imprensa. Pelo visto, a coisa não é tão fácil. Existem os mais diversos itens a serem observados. Os estatutos dos clubes seguem um determinado formato, porém cada um tem suas peculiaridades. Nos Aflitos e no Arruda há conflitos entre grupos que têm pensamentos diferentes. Para uns não há cabimento estar sendo entregue aos futuros novos mandantes o patrimônio de agremiações centenárias. Para outros, e estes formam a maioria, não há tempo a perder, e a transformação precisa ser feita imediatamente.
![]() |
Foto: Arquivo |
A verdade é que cedo ou tarde,
esse é o caminho a ser palmilhado, para podermos acompanhar a nova dinâmica do
futebol brasileiro e nossos clubes não ficarem à margem do surto progressista. Mas
tudo precisa ser feito com precaução, segurança
e a indispensável transparência. Nada
pode ficar nas entrelinhas.
JUVENTUS PAULISTA VIROU S/A - Dentro do encantado reino das SAFs, o centenário Clube Atlético Juventus, de São Paulo, fundado em 20-4-1924, acaba de deixar de ser uma simples e lúdica agremiação esportiva para se transformar numa sociedade anônima de futebol, pertencente ao Grupo – Reag Capital Holding.
LEMBRANDO LUCIANO VELOZZO - Por falar em Juventus, sua camisa grená foi vestida por Luciano Velozo (Santa Cruz, Sport, Corinthians, Juventus, Náutico e Central), pernambucano de Pesqueira, um dois maiores craques do futebol de Pernambuco em todos os tempos.
UMA HISTÓRIA EM TRÊS CAPÍTULOS - O ex-meia de ligação Luciano ainda hoje é festejado pelos torcedores mais antigos do Corinthians. Ele ajudou o alvinegro do Parque São Jorge a se sagrar campeão estadual em 1977, quebrando um jejum de 21 anos, posto que o último título conquistado tinha sido o de 1954, quando da comemoração do quarto centenário da cidade de São Paulo. Antes de 1977, Luciano foi pentacampeão pernambucano pelo Santa Cruz (1969 a 1973) e participou com, muito destaque, da campanha que levou o Sport a tirar o pé da lama, tornando-se campeão em 1975. A última volta olímpica dada pelo Leão tinha sido a de 1962, quando foi bicampeão – tinha feito a festa também em 1961. O Rubro-Negro estava entrando para o décimo terceiro ano de seca, mas Luciano, Dario Peito de Aço, Assis Paraíba, Djalma Linhares, Tobias e outros evitaram que o solo da Ilha esturricasse.
![]() |
Luciano, um dos maiores craques de Pernambuco (Arquivo) |
EMPURRÕES E AGARRÕES - Nesta Copa Mundial de Clubes uma coisa que tem despertado minha atenção, além do excelente nível técnico de algumas equipes, é a fartura de empurrões e agarrões. Isso se vê até mesmo em jogos dos “grandes”, muitas vezes sob a complacência da arbitragem. Pensava que tal procedimento, detestável e reprimível, só existia pelo lado de cá do Equador ou pelos campos da Ásia e da África. Como se dizia antigamente, vôôôte!
CAMPEONATO VAPT-VUPT –
Fala-se muito que o Campeonato Pernambucano é curto demais. Também acho, porém
não cabe mais no calendário nacional um certame estadual prolongado, como havia
antigamente. Recentemente, a federação do Rio de Janeiro divulgou a programação
do próximo Campeonato Carioca, que terá apenas 10 datas, como o nosso. E olhe
que estamos falando de uma potência do futebol nacional.
HORA DO CALDEIRÃO - Depois na entrada no G 8 da Série C, vive-se nos Aflitos e adjacências um momento de euforia. Sexto colocado, o Náutico tem a chance de se afirmar de vez na competição. Após a sensacional vitória em Minas Gerais sobre o Tombense (13º) o Timbu jogará em casa. Hora, portanto, de fazer valer o vigor do Caldeirão. Sábado que vem, às 17h, o adversário do Alvirrubro será o Floresta (9º), que virá do Ceará com tudo, pois está fuçando o G 8. Depois disso haverá mais oito jogos. Muito chão pela frente, portanto.
APELIDOS ENGRAÇADOS - Apesar de os apelidos de jogadores estarem sendo abolidos nas escalações de nossas equipes, ainda há muitas cunhas espalhadas por aí, capazes de provocar risos. Segunda-feira, 30, na goleada do Mazagão sobre o Baré por 9 x 0 pela Série B do Campeonato Amapaense, estiveram em campo, no Estádio Zerão, em Macapá, João Afuá, Emerson Afuá, Zé Xingu e Cachorrinho.
O CACHORRINHO CAMPEÃO- Pernambuco já teve um Cachorrinho. Eu o conheci já como ex-jogador. Era um assíduo frequentador dos programas de auditório da Rádio Clube de Pernambuco, onde gozava de grande estima. Num dos seus jogos no Campeonato Pernambucano de 1937, quando se sagrou bicampeão invicto – não sofreu uma só derrota no biênio 36 / 37 – o Tramways aplicou uma goleada de 7 x 1 no Flamengo-PE, com esta formação: Zé Miguel; Domingos e Ernesto; Popó, Furlan e Faustino; Cachorrinho, Omar, Sopinha, Chinês e Olívio. Cachorrinho balançou a rede do “Flamengo dos pobres” duas vezes, tendo sido os outros gols assinalados por Sopinha (3) e Olívio (2).
E O RETRÔ? - Vai conseguir passar dos 8 pontos? A goleada por 4 x 0 que levou do Londrina ainda dói, mas agora é pensar no futuro, que começa sábado, 5, às 17h, contra o Ituano, nvzdada, como vice-lanterna da Série C. Abaixo dele só o Anápolis, de Goiás, com 7 pontos. Ainda há tempo de empreender uma reação e dar o primeiro passo para se livrar do tormento chamado Z 4.
QUATRO DECISÕES ENTRE A GAROTADA - Náutico e Sport vão emendar os bigodes duas vezes nos próximos dias – até o fechamento desta coluna, não havia definição de datas – decidindo a Copa Pernambuco nas categorias Sub 17 e Sub 20. A velha rivalidade em cena e muitas promessas em campo. Alvirrubros e rubro-negros também estão qualificados para a batalha final nas outras divisões básicas promovidas pela Federação Pernambucana de Futebol. Na Sub 13, o Náutico vai encarar o Retrô, e na Sub 15, novamente o Retrô em ação, agora contra o Sport.
Comentários
Postar um comentário