NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

 

 O MJNDO DE NEYMAR



Foto: Raul Baretta-Santos FC


Será que a célebre  Maísa,  que nos presenteou com seu canto  lamentoso –  “meu mundo caiu” – está espalhando sua sonoridade pela Vila Belmiro, mais propriamente em torno de Neymar? Tomara que não, pois ainda acredito nele. Porém, na torcida do Santos já surgem cobranças porque o grande craque não vem correspondendo. Depois da derrota do Peixe,  quarta-feira (23), para o Internacional, no reduto santista, Ney foi abordado por um torcedor, que certamente não se dirigiu a ele com bons modos, e os dois ficaram discutindo alguns minutos, com plateia, e uma estação de tevê acompanhando. Coisa feia. De qualquer maneira, Neymar explicou que ele botou sua família no meio. Segundo ele, se só futebol deixava passar,

ELE ESTÁ AÍ – Por falar em Neymar há muita expectativa por sua presença, neste sábado, na Ilha do Retiro. O Santos e Neymar devem vir mordidos para cima do Sport após duas derrotas seguidas no Brasileirão. Neymar certamente vai querer passar por cima da querela na Vila para mostrar que ainda dá no couro, como se dizia nos velhos tempos. Com Neymar em campo e os rubro-negros animados, depois do empolgante empate com o Vitória, a Ilha deve estourar de gente.

O ADEUS DAS LEOAS – O Sport despediu-se do Campeonato Brasileiro Feminino Sub 20, perdendo para o Bragantino por 3 x 1, em Santana de Parnaíba-SP. Dentro do mesmo grupo, o B, Botafogo 5 x 0 Independente-SP, no Rio de Janeiro. Estão classificados para as quartas de final, Botafogo, Corinthians, Ferroviária, Flamengo, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e Santos.

NOVA LUTA PELO G 8 – Retornado ao G 8 da Série C, com a vitória por 2 x 0 sobre o Caxias-RS, o Náutico defende neste sábado, 26, sua permanência entre os oito classificáveis para o mata mata da segunda fase. Pela 14ª das 19 rodadas, o Timbu encara o perigoso Guarani, em Campinas-SP. Enquanto o visitante é o sexto colocado, com 20 pontos, o time mandante está na 12ª posição, com 16.

O TIME QUE LEMBRA UMA ÓPERA  – O nome do adversário do Náutico constitui uma homenagem à opera O Guarani, de um filho famoso de Campinas, o maestro e compositor Carlos Gomes. É verdade que o Bugre, denominação de uma antiga população indígena  daquela  região, dizem que componente do povo guarani, já não tem a mesma maestria com a bola no pé, que o levou a ser campeão nacional de  1978. Na época, os gramados brasileiros recebiam legiões de craques, e o Náutico era encarado com grande respeito em todas as partes do País. Hoje, os dois estão em outra, infelizmente. 

PROCURANDO SAIR DO SUFOCO – O Retrô, do experiente Vagner Love, também  estará em ação neste sábado. Procurando sair do Z 4, já que é o 18º colocado, com 12 pontos, a Fênix recebe, às 19h30, na Arena de Pernambuco, o gaúcho Ypiranga, que ocupa a 5ª posição, estando, portanto, no G 8 da Série C, com 20 pontos. O time da cidade de Erexim veio a Pernambuco em busca da reabilitação, posto que na rodada passada, foi derrotado em casa pelo São Bernardo-SP por 2 x 0. O Retrô jogou fora e voltou para Camaragibe contando vantagem após ter vencido o Brusque, em Santa Catarina, por 2 x 1. O time pernambucano tem imediatamente à sua frente, Confiança (16º / 13) e Anápolis (17º / 13).Nesta 14ª rodada ambos jogam fora dos próprios domínios. O Confiança encara o São Bernardo (4º / 22), e o Anápolis visita o Figueirense (13º / 15).

BRIGA DOMÉSTICA – Os dois representantes de Pernambuco na Série D não se cruzam nesta última rodada da primeira fase. Mas ambos estarão dando tratos à bola, sem esquecer o que pode estar acontecendo com o outro. O Central, líder do Grupo 3 (25 pontos) visita o Ferroviário cearense (5º / 17), e o Santa Cruz (3º / 24), recebe o já eliminado Treze de Campina Grande, na Arena de Pernambuco. jogos neste domingo, 27, às 16 horas.  

FÓRMULA DA DISPUTA –Inicialmente, 64 clubes, distribuídos em 8 grupos de 8 equipes, cada grupo. Na 2ª fase, 32 clubes, distribuídos em 16  grupos de 2. 3ª fase, 16 clubes distribuídos em 8 grupos de 2.  4ª fase, 8 clubes distribuídos em 4 grupos de 2. 5ª fase (semifinal), 4 clubes distribuídos em 2 grupos de 2. 6ª fase (final), 2 clubes em 1.Obs.: nas 6 fases da competição, todos os clubes iniciam a disputa com 0 (zero) ponto ganho. Na 1ª fase, jogos  em turno e returno dentro de cada grupo. Os 4 melhores colocados de cada grupo se classificam para a 2ª fase. abaixo, aplicados à referida fase: 1º. Maior número de vitórias;

ALEXANDRE CALIL – O ex-presidente do Atlético Mineiro e ex-prefeito de Belo Horizonte desceu no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, trazendo na agenda o endereço do Santa Cruz Futebol Clube. Cartola experiente, sua vinda relaciona-se com a SAF tricolor, que está em gestação. O ex-comandante do Galo Carijó afirmou que sua presença nas Repúblicas Independentes do Arruda tem o objetivo, apenas de passar alguma coisa do que aprendeu, diante da transformação pela qual viveu o Atlético, que há um bom tempo aderiu ao processo. No Santinha não ocupará cargo de direção nem receberá um só tostão. Bela atitude de solidariedade, merecedora do reconhecimento dos “cobreiros”. Mas aqui eu uso o linguajar do matuto: “Eu sei...”   

Mudão do Arruda (Reprodução)

 


Comentários