FUTEBOL MEMÓRIA-Lenivaldo Aragão

 



O time do Tacaruna tinha Eládio, Tará, Tonho, Lula, Palito e outros craques

 




Quem vê  o antigo prédio, hoje em ruínas, da antiga fábrica de tecidos Tacaruna, na região do bairro olindense de Peixinhos, onde se localiza o Shopping Tacaruna, longe está de acreditar que ali surgiu um clube bastante famoso, na sua época, no futebol amador de. Pernambuco. Era o Tacaruna Futebol Clube, de camisa nas cores vermelha, branca e preta, tal qual o Santa Cruz, fundado em 12 de abril de 1931, por empregados da empresa.

A sede e o campo situavam-se perto dali, na Estrada de Belém, número 1799, na localidade hoje denominada de Sítio Novo. Vejamos alguns dados históricos sobre o Tacaruna, recolhidos na internet:

Três anos depois de fundado, precisamente em 6 de março de 1934, , o Tacaruna se filiou à Associação Suburbana de Desportos Terrestres (ASDT). Esta, na quinta-feira, 5 de setembro de 1940, inaugurou o seu campo, denominado Parque Esportivo da Estrada Velha ou, simplesmente. ‘Campo de Salgadinho’. 

Já constituído com sede, campo e categorias de base, o Tacaruna se tornou uma força respeitável, na Segunda Divisão Pernambucana. Em 1941, se filiou à Federação Pernambucana de Desportos (FPD), a FPF de hoje. No mesmo ano disputou o Campeonato da 3ª Divisão, sendo campeão da Zona Norte e depois da 3ª Divisão de 1943, vencendo na decisão o Guanabara (vencedor da Zona Sul), por 7 a 1.

 

Tará (Reprodução)



Tricampeão do Campeonato da 3ª Divisão de 1941-42-43 (Segundos Quadros). Depois veio o título do Torneio Início da 2ª Divisão de 1944. Também se sagrou campeão do Campeonato da Zona Norte de 1953. Posteriormente, decidiu o título contra o Locomoção (vencedor da Zona Sul) e conquistou o título da temporada, com uma vitória por 2 a 0,  gols de Tará aos 25 minutos e Zequinha aos 35, ambos da fase final.

Na decisão dos Segundos Quadros, foi a vez do Locomoção dar o troco e conquistar o caneco ao derrotar o Tacaruna por 3 a 1. Ao longo da sua existência, o Tacaruna realizou diversos amistosos estaduais, municipais e nacional. Vejamos alguns:

Domingo, 2 de novembro de 1941 – 15h (amistoso) – Tacaruna 3  x  4 Santa Cruz

Domingo, 27 de setembro de 1942 – 15h (amistoso) – Tacaruna 1  x 3 Sport Recife

Quinta-feira, 8 de junho de 1944 – 15h (amistoso) – Tacaruna 1  x 3 Santa Cruz

A primeira crise do Tacaruna ocorreu na terça-feira, do dia 9 de setembro de 1952, quando teve uma assembleia geral para definir se o clube seria paralisado, extinto, licenciado ou modificar a administração do clube. A decisão foi a mudança da diretoria. Contudo, o Tacaruna passou a diminuir as suas participações até desaparecer na década de 60.

Lula (Arquivo Blog)


Time-base de 1940: Bude; Espicha (Lula) e Alcides (Camaleão); Roldão (Waldeck), Wilson e Robson; Braga (Mario), Folgazão, Baptista (Zé Pequeno), Euclydes e Leonel (Tarzan).

Time-base de 1942: Lula; Guaberão e Palito; Rato, Orlandino e Soares; Cancio, Castelar, Tonhão, Capuco e Bio.

Time-base de 1943: Eládio; Guaberão e Palito (Alcides); Espicha (Enedino), Wilson e Luiz Pretinha; Cancio (Sérgio), Itaguari (Castelar), Tonhão, Capuco e Lula (Nicinho). Técnico: Antonio Rodrigues de Oliveira

Time-base de 1953: Julião; Amaro e Zito; Lero, Pretinha e Louro; Zequinha, Tará, Tim e Adalberto.

 Obs.: ELÁDIO (goleiro do  terceiro time do Náutico e mais tarde presidente do Alvirrubro; TARÁ, o célebre  atacante do Santa Cruz e do Náutico); LULA, zagueiro do Náutico, TONHO e DJALMA – não confundir com Djalma dos anos 60, (Sport), NEVES, GUABERÃO, PALITO e ITAGUARI (Santa Cruz); e CAPUCO (América).

FONTESJornal de Recife – A Província – Diário de Pernambuco

 

Comentários