CADÊ O MONUMENTO DO VÔLEI?

 

Foto: Arquivo do Blog


 

Recebo do professor de educação física aposentado José Pinto Lapa, um eterno militante do desporto em Pernambuco, faz uma queixa, reclamando da prefeitura do Recife a reposição, na Rua da Aurora, do marco que lembra a realização da primeira partida de voleibol no Brasil.

“Lembrete, diz o professor, para a primeira partida oficial do voleibol no Brasil, Rua da Aurora, Cais Capibaribe. O Monumento a Prefeitura derrubou com a revitalização da Rua da Aurora, comprometeu-se a reconstruir em 24 meses e nada.”

Pinto Lapa, uma figura prestigiada não só no nosso Estado, mas noutros lugares onde atuou, como São Paulo, lembra que a obra foi financiada pelo Panathlon – um órgão mundial espalhado por uma infinidade de países, que entre outras atividades zela pela preservação da memória esportiva – e pela Chesf, na época em que esta era presidida por um dos mais entusiasmados voleibolistas de Pernambuco, Dilton da Conti.

O marco inicial do voleibol no Brasil lembra a disputa da primeira partida no nosso País, em  15 de novembro de 1911, portanto há 113 anos. O jogo foi realizado, lembram os entusiastas do esporte no Estado, na esquina das ruas  Riachuelo e Aurora. O fato é reconhecido oficialmente pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e não pode ser esquecido na cidade onde ocorreu.

ADEUS, CARLOS FALCÃO

Lamentavelmente, um dos que mais se debateram pela construção do monumento, o ex-jogador de futebol e de vôlei, técnico e professor Carlos Falcão, o conhecido Carlito, faleceu nesta sexta-feira, 05/09/2025, com 92 anos. Aos familiares e amigos do sempre cordial Falcão os nossos sentimentos.

Comentários