MEMÓRIA ESPORTIVA

 



NÁUTICO RODANDO PELO NORTE



A foto, chupada – para usar a gíria jornalística – do livro “O Náutico, a bola e as lembranças”, do médico e escritor Lucídio José de Oliveira, mostra a delegação do Alvirrubro, em Macapá-AP, numa excursão ao Norte do Brasil. Na época, já que o  Nordeste ainda não havia sido batizado como tal, e Pernambuco estava situado no Norte, aquela área em cima do mapa era por nós chamada de Extremo Norte). Temporada do Timbu naquelas bandas, no primeiro semestre de 1950. Tais viagens eram uma praxe entre os principais clubes pernambucanos.

Vemos Dico, Perinho, Jaminho, Vicente, Hélio Pinto (jornalista), Valter, Sidinho, Lula e Gilberto, em pé; Schiller Diniz, Carmelo, Ivanildo – o célebre Espingardinha, Amorim, Alcidésio, Bororó, Zeca e João Magro, agachados.

Obs.: Perinho e Valter, egressos de Caruaru, tinham vindo fazer faculdade no Recife. Foram beneficiados por um convênio do clube dos Aflitos com o Comércio Futebol Clube, da Capital do Agreste, igualmente alvirrubro. O mesmo tinha acontecido com Ivanildo, procedente de Garanhuns.

Perinho tornou-se médico veterinário e Valter, o famoso Valter Lira, formou-se em Direito. Voltou à atividade no Comércio, cuja presidência exerceu anos seguidos, tendo se tornado um dos maiores personagens da história do clube. Foi o principal responsável pela construção da bela sede social, para a época, hoje abandonada.  

Na excursão, comandado pelo técnico Palmeira (José Mariano Carneiro Pessoa), o Náutico se exibiu em Macapá-AP (seleção do Amapá e seleção de Macapá);, Manaus-AM (América, Nacional e Fast Clube); , Belém-PA (Remo, Paysandu e Tuna Luso); , Paramaribo (capital da antiga Guiana Holandesa, hoje um país, chamado Suriname-Seleçoes do Surinam e de Moengo); e São Luís-MA (Moto Club, Sampaio Corrêa e Maranhão).. Em 17 jogos, 14 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Alguns times, o Timbu enfrentou mais de uma vez.

Vitórias mais expressivas: Náutico 9 x 4 Fast Club (Manaus), Náutico 10 x 0 Seleção de Moengo (Guiana Francesa) e Náutico 6 x 4 Militare Clube (Guiana Holandesa).

A única derrota aconteceu em São Luís-MA, 0 x 2 diante do Moto Club.

Comentários