Ademir e Gentil Cardoso

 

Ademir e Gentil, dois pernambucanos famosos (Foto: Arquivo)


PEDIDO ATENDIDO, PROMESSA CUMPRIDA



 

Na foto, Ademir Menezes, o famoso Queixada, atacante que fez sucesso no futebol carioca, e o técnico Gentil Cardoso, ambos pernambucanos.

Ademir, surgido nas movimentadas disputas do poderoso futebol amador do bairro recifense do Pina, foi conquistado pelo Vasco da Gama, depois da célebre excursão do Sport ao Centro-Sul em fins de 1941 e início de 1942. Logo virou sensação, com seu famoso “rush” e seus gols. Naquele tempo, Gentil Alves Cardoso, também nascido no Recife, no bairro da Torre, após ter ralado em  várias atividades no Rio, para onde foi com 13 anos de idade, já desempenhava a função de treinador.

Os dois se encontraram, defendendo as mesmas cores, em 1946.

O Fluminense contratou Gentil, procurando fazer as pazes com o título de campeão carioca, que  conquistara pela última vez em 1941.

O técnico foi interpelado sobre suas necessidades para formar um time capaz de levantar a taça. A resposta de Gentil entrou para a história do futebol brasileiro: “Deem-me Ademir que eu lhes darei o campeonato.”

Os dirigentes do Pó de  Arroz fizeram um certo esforço e entregaram o célebre atacante, de mão beijada, ao Homem do Boné, um dos inúmeros apelidos de Gentil.

Pedido atendido, promessa  cumprida. No fim do certame da então capital do Brasil, o Tricolor das Laranjeiras fez a festa, com sua torcida.


 

Comentários