NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

 

Foto: Rafael Ribeiro´CBF


 

RESUMO - Brasil já ganhou do Haiti por 7 x 1 / Ressurreição de Neymar / Europa comenta / Entra quem estiver bem / Kaio Jorge e Luciano Juba / Xô, xô, ano ruim / Agenda alvirrubra / Maracanã na Copa do Brasil / Donald já tem história para contar / Yuri já nadou em outras águas / O Santinha por aí

 


BRASIL JÁ GANHOU DO HAITI POR 7 X 1

 Marrocos, Haiti e Escócia. O trio não pode ser desrespeitado, mas não assusta. Os três adversários do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo a ser disputada em 2026 no Canadá, Estados Unidos e México, é que devem estar preocupados. Dos três, o que tem mais cabedal para exigir dos amarelinhos é Marrocos, diante do qual temos 2 vitórias e 1 derrota. Contra o Haiti, triunfo brasileiro nos três duelos que travaram, o último por 7 x 1 na Copa América de 2016. Os escoceses são fregueses. Em 10 encontros, o Brasil venceu 8 e empatou 2.

RESSURREIÇÃO DE NEYMAR

O atacante santista ressurgiu nesta fase final do Campeonato Brasileiro. Mesmo com uma lesão de menisco, vem entrando em campo, mostrando atuações decisivas na batalha que o Peixe trava para evitar a queda para a Série B de 2026, onde já se encontram Sport e Juventude.

EUROPA COMENTA

Contra o Juventude, vitória santista por 3 a 0, no domínio do adversário, com 3 gols de Neymar. Jornais da Europa, onde Ney é venerado, têm se derramado em elogios à sua performance. Nesse domingo, 7, na última rodada do Brasileirão, já conquistado pelo Flamengo, o Santos (14º / 44) recebe o Cruzeiro (3º / 70) do pernambucano Kaio Jorge, artilheiro da competição, com 21 gols. Atrás do Santos, lutando pela sobrevivência na elite estão Ceará (15º / 43), Fortaleza (16º / 43), Vitória (17º / 42) e Internacional (18º / 41).

ENTRA QUEM ESTIVER BEM

Terminado o sorteio de sexta-feira (5), nos Estados Unidos, quando ficaram formados os 12 grupos, com 4 participantes cada, da Copa do Mundo, muita gente da mídia quis saber do técnico Carlo Ancelotti se Neymar estará na sua relação final para o Mundial. O treinador, que é um grande admirador do atacante, disse não estar comprometido com ninguém. Levará quem estiver em condições físicas favoráveis. Sobre jogar bola, Neymar, que faz isso muito bem, não precisa ser testado. Agora, pelo que disse o italiano, nem ele nem ninguém irá apenas fazer número.

Foto: Reprodução


KAIO JORGE E LUCIANO JUBA

É possível que na Copa a Seleção Brasileira tenha dois pernambucanos que jogam fora de seu Estado natal. Falo do centroavante Kaio Jorge, 23 anos, natural de Olinda, e do lateral esquerdo Luciano Juba, 26, natural do bairro do Curado,  Jaboatão dos Guararapes. Eles defendem o Cruzeiro e o Bahia, respectivamente e têm brilhado no Brasileirão. Ambos são ídolos em Minas Gerais e na Bahia, onde desenvolvem seu ofício.

XÔ, XÔ, ANO RUIM

É o  coro que deve estar sendo entoado pela torcida do Sport, na véspera do jogo contra o Grêmio a ser disputado nesse domingo (7), às 16h, na Ilha do Retiro. A história rubro-negra já está manchada, não tem como ser apagada a trágica participação no Brasileiro de 2025, culminando com a volta do Leão à Série B. De qualquer maneira, uma vitória sobre o tricolor gaúcho aliviaria um pouquinho a humilhação pela qual o Rubro-Negro vem passando. As campanhas são bem diferentes. Vejamos os números em 37 jogos que os dois disputaram até agora:

GRÊMIO, 11º, 46 pontos, 12 vitórias, 10 empates e 15 derrotas

SPORT, 20º, 17 pontos, 2 vitórias, 11 empates e 24 derrotas.

AGENDA  ALVIRRUBRA

“Sem Copa do Brasil e sem Copa do Nordeste, temos só o Campeonato Pernambucano até que venha o Brasileiro” lamenta o advogado Pedro Paulo, um antigo dirigente do Náutico, para quem é chegada a hora de o Timbu fazer as pazes com o título estadual, destronando o tricampeão Sport.

MARACANÃ NA COPA DO BRASIL

Estou falando não do estádio carioca, mas do time cearense que acaba de levantar a tradicional Copa Fares Lopes, obtendo com isso uma vaga na Copa do Brasil. O Maraca disputou a final com o Tirol, vencendo-o por 2 x 1.  O Ceará e o Fortaleza participaram, como sempre, com equipes secundárias, ficando em 3º e 4º lugares, respectivamente. Os demais participantes, a maioria do interior do Estado, foram: Caucaia Itapipoca, Quixadá, Vila Real, Atlético Cearense, Ferroviário e Tirol.

DONALD JÁ TEM HISTÓRIA PARA CONTAR

Na cerimônia do sorteio dos grupos da Copa do Mundo, o presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, condecorado com o recém-criado Prêmio da Paz da Fifa, mostrou que não é tão neófito em futebol como se pode imaginar. Contou que ainda viu Pelé jogar e deixou todos, brasileiros ou não, satisfeitos. Está aprovado!

Pelé e Pepe (Arquivo)


YURI JÁ NADOU EM OUTRAS ÁGUAS

O presidente do Sport, Yuri Romão já foi nadador do Clube Náutico Capibaribe, segundo me contou Otávio Cardoso, um dos maiores nomes que a natação pernambucana já teve, com larga projeção nacional. “Nadamos juntos no Náutico”, revelou Otávio, habitual frequentador do calçadão de Boa Viagem que, vejam só, também é rubro-negro.

O SANTINHA POR AÍ

O Santa Cruz faz um bom tempo que não joga, mas a impressão que se tem é justamente o contrário. Por onde o cidadão andar, no Recife, ou mesmo no interior de Pernambuco, está sempre se deparando com alguém vestindo uma camisa das três cores. Isso é que é paixão!

Comentários