APRIMORAMENTO

 

Foto: Divulgação


Nosso árbitro Fifa participa de treinamento no Paraguai

 



O pernambucano Rodrigo José Pereira de Lima (FPF-PE / Fifa), é  um dos árbitros brasileiros que se encontram em Luque, no Paraguai, participando, entre 19 e 22 de janeiro, de mais  um treinamento promovido pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

A atividade, que acontece anualmente antes do início da temporada sul-americana, faz parte do processo contínuo de formação e atualização dos árbitros internacionais da entidade.

Durante o período, os árbitros passam por uma programação intensa, que reúne aprimoramentos teóricos e práticos, focados na padronização e no alto nível de exigência da arbitragem continental.

Entre os conteúdos trabalhados estão controle de jogo, disputas e entradas, faltas táticas, mão na bola, incidentes na área penal e impedimento, integrando constantemente teoria e prática em situações reais de jogo.

Recentemente, Rodrigo José Pereira Lima foi eleito o melhor árbitro do Campeonato Brasileiro de 2025.

Vale salientar que em 2024 ele dirigiu a final da Conmebol Sub15, entre Equador e Paraguai, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

Em Luque, neste momento, o Brasil conta com 18 profissionais da arbitragem, sendo oito árbitros e dez assistentes.

As atividades, reunindo representantes de países da América do Sul, acontecem no Centro de Treinamento Tecnológico Arbitral (CETA) e envolvem avaliações físicas, testes técnicos e exames médicos, seguindo os protocolos oficiais da Fifa e da Conmebol. A proposta é promover o alinhamento de critérios e a padronização da arbitragem continental, além de garantir que os profissionais cheguem à nova temporada em alto nível de preparação.

FOTO:Divulgação

Comentários