NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

 


Fotos:Reprodução


ARENA E FONTE NOVA – O argentino Dante Bianchi, que em Pernambuco treinou o América (cinco vezes), Centro Limoeirense, Ferroviário, Náutico, Santa Cruz e Sport (três vezes), tendo encerrado a carreira em Natal, onde está enterrado, começou a exercer a função de técnico na Bahia, onde como jogador defendera o Bahia e o Vitória. Na época só havia a Fonte Nova para tudo. Era jogo em cima de jogo, como está acontecendo na Arena de Pernambuco. “Até para treinar era um time nas arquibancadas esperando que outro desocupasse o gramado”, relembrava Bianchi. Ainda bem que apesar do excesso de uso da Arena de Pernambuco não chegamos a esse exagero. Em tempo, estamos falando da Fonte Nova de muitas décadas atrás.

SPORT AGORA VAI – É o que pensa a torcida rubro-negra. Com o time principal,  após a goleada por 4 x 0 sofrida pelo sub20, para o Náutico, o Leão espera começar a levantar a cabeça no Campeonato Pernambucano nesta quarta-feira, 21, ao receber o Decisão, às 19h, na Ilha do Retiro.

E O ENTROSAMENTO?  – Será que o tricampeão pernambucano já conta com este elemento importante para qualquer time? Voltando ao tempo, conta-se que após armar a equipe de 1955, que levaria o Sport a ser campeão do seu cinquentenário, o técnico Gentil Cardoso, diante de alguns insucessos iniciais, foi inquirido pelo presidente Adelmar da Costa Carvalho. “O que está acontecendo, se os jogadores que você pediu eu dei e o time não ganha?” “Falta entrosamento, presidente.” “Então, diga onde está esse homem pra gente contratá-lo.” 

Técnico Gentil Cardoso (Arquivo)


Sempre considerei isso uma das brincadeiras que se espalham pelo mundo da bola. Se por acaso houve, para mim, o grande empresário pernambucano teria pronunciado a frase em tom de simples brincadeira, que terminou virando verdade não verdadeira.  

QUARTA RODADA – Os jogos da quarta rodada do Pernambucano 2026 são: QUARTA-FEIRA, 21: VITÓRIA (8º) X MAGUARY (7º), Arena de Pernambuco, 16h; SPORT (4º)  X DECISÃO (5º), Ilha do Retiro, 19h; RETRÔ (3º) X SANTA CRUZ (2º), Arena, 21h30, pela Globo; QUINTA-FEIRA, 22: JAGUAR (6º) X NÁUTICO (1º), Arena, 20h.  

WALDIR APPEL  E SUA PAIXÃO PELO RECIFE – Por telefone converso com Waldir Appel, ex-goleiro e escritor, com cinco livros publicados, sobre sua passagem pelo futebol. Foi ídolo no Vasco da Gama e defendeu vários clubes Brasil afora. Em 1969 esteve emprestado ao Sport, mas só por  quatro meses. “Queria permanecer mais tempo, mas o Vasco não permitiu”, recorda.  Jogou também pelo América de Natal. Ama as duas cidades. De vez em quando deixa sua Brusque-SC, para circular pelo Nordeste. Faz questão de manter as antigas amizades. Entre os amigos recifenses está Adilson, irmão de  Almir Pernambuquinho. Waldir e Adilson jogaram juntos no Vasco. Quando chega à capital pernambucana é festejado  como se parente fosse pelos familiares do odontólogo Múcio Borges, já falecido, que fazia parte do departamento de futebol do Leão na sua época.

Valdir no tempo do Vasco (Reprodução)


PAULO SÉRGIO, O ARTILHEIRO –Com quatro gols, o centroavante Paulo Sérgio, do Náutico, está à frente da artilharia do campeonato. Para mim, trata-se do autêntico homem de área. Não tem classe, mas é brigão.

COPINHA DO INTERIOR

As seleções de Carpina e Ipojuca são finalistas da competição, que reúne jogadores com idade até 16 anos. Nas semifinais, Carpina passou por Garanhuns, enquanto Ipojuca superou Brejo da Madre de Deus. O primeiro jogo será domingo (25), em Ipojuca, e o segundo em 1º de fevereiro, em Carpina. A empolgação domina as duas cidades.

TÓPICOS DA COLUNA

O SANTA CRUZ quer voltar a contar com Gilberto, centroavante alagoano saído de sua base, mas por enquanto, pelo que se sabe, fica  só na vontade.

É UMA PENA que Caruaru esteja fora do campeonato. Desde 1961, quando o Central estreou, a presença da Capital do Agreste no certame estadual tem sido uma constante, com o Alvinegro ou com o Porto.

RODRIGO José Pereira de Lima, árbitro pernambucano do quadro da Fifa, é um dos brasileiros que participam dos trabalhos de aprimoramento que a Conmebol realiza atualmente no Paraguai.

A TORCIDA do Náutico está feliz e não é para menos, mas é bom a Timbuzada evitar excessos de comemoração, embora esteja exercendo seu direito de vibrar com o êxito do atual líder do campeonato.

ENQUANTO isso já existe torcedor do Santa Cruz pedindo, pelas redes sociais, a saída de Marcelo Cabo, o treinador que elevou o Santinha, da Série D para a Série C do Brasileirão.

Comentários