NO PÉ DA CONVERSA-Lenivaldo Aragão

 

Santa Cruz 0 x 4 Náutico (Foto: Reprodução Gabriel França-CNC) 


NÁUTICO, O REI DAS GOLEADAS – Com o terceiro 4 x 0, agora no Santa Cruz, o Náutico, que já aplicara o mesmo placar no Sport e no Jaguar, assegurou antecipadamente sua presença nas semifinais do Campeonato Pernambucano e garantiu vaga na Copa do Brasil de 2027.  É o único dos 8 participantes com 100 por cento de aproveitamento. Em 5 jogos foram 5 vitórias, 15 pontos ganhos, 16 gols assinalados, 1 gol  sofrido, saldo de 15.

ARBITRAGEM CONTESTADA – Os tricolores tiveram Matheus Vinicius expulso por jogo violento, pouco depois de Dodô ter aberto a contagem com um belo gol, cobrando falta. Dodô, que também levaria o cartão vermelho no segundo tempo por jogo perigoso, antes de balançar a rede de Rokenedy, fora advertido com o amarelo ao ficar em pé sobre a bola. Para mim faz parte do espetáculo, mas os “doutos” da Fifa proíbem. Coitado de Garrincha, de nosso Nado e outros mais se atuassem nos tempos atuais. Seriam obrigados a jogar o feijão com arroz que os europeus querem nos impor. O Santa contesta a atuação do árbitro Rodrigo José Pereira de Lima, da Fifa, melhor do Brasil em 2025, que acaba de fazer parte de um rigoroso simpósio de aperfeiçoamento no Paraguai, realizado pela Conmebol. O Tricolor não quer mais juiz pernambucano em seus jogos e certamente arcará com as despesas para a vinda de juízes de outras plagas em suas próximas partidas, isso se a FPF concordar.

ALEGRIA DE VINICIUS – O habilidoso e esforçado Vinicius aparecia na lista de artilheiros do campeonato com um mísero gol, porém nesse Clássico das Emoções tirou o pé da lama. Balançou a rede duas vezes e foi festejadíssimo pelos companheiros. Coube a Júnior Todinho, o homem que levou a bordoada que provocou a expulsão de Matheus Vinicius, do Santa, a marcação do gol que fechou a goleada. Um belo gol de cabeça, por sinal.

PAULO SÉRGIO NA FRENTE – O alvirrubro Paulo Sérgio, mesmo tendo passado em branco no clássico, ainda comanda a artilharia do campeonato, com 4 gols, seguido por Vinicius e Dodô, seus companheiros de time, e Bambam, do Decisão, com 3.

MAIS UM PROBLEMA PARA O SANTINHA – Falo dos copos e garrafas plásticas e chinelos atirados da arquibancada da Arena nos jogadores do Náutico, enquanto eles festejavam os gols. A televisão mostrou claramente de onde o objetos estavam sendo arremessados. O Santa corre o risco de perder algum mando de campo.

VIRADA HISTÓRICA – O segundo destaque da 5ª das 7 rodadas da primeira fase ocorreu em Bonito. Na terra do maestro Nelson Ferreira e do célebre saxofonista – também flautista, clarinetista e trombonista – Felinho, o Maguary estava vencendo confortavelmente o Decisão por 3 x 0, gols de Vincius Kanu, Júlio César e Eduardo Ribeiro, este aos 18 do 2º, mas a equipe de Goiana reagiu fulminantemente e transformou a derrota que já se materializava, numa histórica vitória por 4 x 3.  Bambam (2), Mário Cesar e Mateus Rodrigues fizeram a festa do time  da Zona Norte de Pernambuco, na barra do Maguary.



Nos demais jogos, empate por 1 x 1 do Jaguar com o Retrô. O time de Camaragibe pisou o gramado dos Aflitos empolgado pelo triunfo sobre o Santa Cruz por 1 x 0. Mas a equipe de Jaboatão dos Guararapes não se entregou. O atacante Vagner Love abriu o placar, mas o Jaguar empatou com Edson.

DE OLHO NAS SEMIFINAIS

Tendo o Náutico de pés já fincados na próxima fase, a luta pelas três outras vagas dará uma conotação muito especial às duas rodadas restantes da fase classificatória. Hoje entrariam: 2º) Sport / 10 pontos), 3º) Retrô / 8, 4º) Santa Cruz / 7. Demais posições: 5º) Decisão / 6, 6º) Maguary / 5, 7º) Jaguar / 3, 8º ) Vitória / 1.

PENÚLTIMA RODADA – Será nessa quarta-feira, 28. Confira:

MAGUARY X SPORT, no Estádio Arthur Tavares de Melo, em Bonito, 15h

DECISÃO X VITÓRIA, Sesc, Goiana, 16h

SANTA CRUZ X JAGUAR, Arruda, Recife,  16h.

NÁUTICO X RETRÔ, Aflitos, Recife, 20h

CRIMINOSOS ATUANTES

O fato de ter sido um jogo de uma só torcida fez com que o Clássico das Emoções registrasse apenas  13.232 pagantes na Arena, com renda de R$ 388.740, quantia insignificante para as alopradas despesas que o futebol gera. Nem por isso os fora da lei deram sossego, pois andaram se digladiando em bairros recifenses, distantes do local do jogo, a Arena de Pernambuco, situada no município de São Lourenço da Mata.

GOVERNADORA PREOCUPADA

Governadora Raquel Lyra (Facebook)


Para os lados do Palácio das Princesas há a intenção de combater esse tipo de criminalidade. A governadora Raquel Lyra desde cedo acompanha o futebol. Seu avô, o comerciante José Teixeira, presidiu o Central de Caruaru, e durante décadas foi  uma figura de peso no clube. O tio Fernando Lyra, que chegou a ser ministro da República, dirigiu o departamento de futebol do Alvinegro um bom tempo antes de ingressar na política, e o pai, João Lyra Neto, que passou pelo governo de Pernambuco, sempre esteve engajado na causa centralina. Portanto, ela sabe o que futebol representa para o brasileiro de todas as camadas.

NÃO SE PODE ESPERAR

É hora de se criar uma lei específica para erradicar esse mal, caso seja possível. Para falar a verdade, em dia de jogo bom, que termina sendo ruim, as pessoas andam com muito cuidado quando têm de dar uma saidinha a pé, mesmo que seja até a esquina. Do nada pode surgir um quiproquó. É claro que não podemos aplicar a velha Lei de Chico de Brito – quem é do Sertão sabe do que estou falando – mas não se pode deixar os desordeiros afastarem os torcedores dos estádios.  

ADEUS,MARCELO CABO - Ele já não é o técnico do Santa Cruz. A diretoria recebeu inúmeros pedidos de torcedores para demiti-lo, pelas redes sociais, e não resistiu.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários