FANTASIAS DE PAPEL ***

Foto: Reprodução



Por Luciano Azevedo, ex-basquetista e ex-presidente do Náutico, já falecido

 



São incontáveis as festas que o Departamento de Basquete promoveu.

Uma vez, o presidente Eládio de Barros Carvalho resolveu, em visita à Marinha do Brasil – 3º Distrito Naval –, convidar os oficiais de Marinha para, ouvidos os seus superiores, participar de um intercâmbio que consistia num jogo contra nossa equipe de basquetebol. Numa dessas vezes joguei contra o famoso Mário Hermes, de quase dois metros de altura, pivô do Flamengo e da Seleção Brasileira. A festa “Aí vem a Marinha” passou a fazer parte do calendário do clube.

Em 1960, num “Carnaval Vem Aí” , seu Eládio acatou a ideia de a renda da festa ser revertida ao basquetebol. No dancing ou na quadra, com almoços ou homenagens, as gerações se misturavam, pois aquele menino de 13 ou 14 anos certamente iria se mirar num atleta em atividade ou veterano.

Esta foto retrata bem o que afirmamos. Da esquerda para a direita: em pé –  Ângelo, Fred Cordão, Salu, Deminha, Luciano, Gilberto, Pixoto, Cacá, Pio, Fernando Benício, Ivan e Ivan Gancho; agachados – Aloísio, Lourinho, Aníbal, Gildo, Canela, Zenilson, Gilvandro, Marcelo, Zuza e Magrelo.

*** Publicado no livro Basquetebol do Náutico-História e Estórias


Comentários