TEM BOLA NO FREVO – Lenivaldo Aragão

 



ARROZ, TINGUINHO E TRUBANO



O comerciante José Teixeira, avô da governadora Raquel Lyra, e sogro dos irmãos João Lyra Neto e Fernando Lyra (já falecido), pai e tio da mulher que rege o destino da Terra dos Altos Coqueiros, do Frevo e do Maracatu, conhecia de cor e salteado a história oficial e extraoficial de Caruaru, onde gozava de muito prestígio. Era um senhor contador de histórias. Foi presidente do Central Sport Club e sempre era consultado sobre alguma decisão importante a ser tomada. Sabia de tudo, não só do Alvinegro, como dos seus concorrentes no antigo Campeonato Caruaruense: Comércio, Rosarense, São Paulo e Vera Cruz.

Certa vez, o falante Teixeira resolveu formar uma seleção da Capital do Agreste, só por diversão, com jogadores de apelidos exóticos, mesmo que tenham atuado em épocas diferentes.

Carlos Fernando-Reprodução O Globo


Passou sua “descoberta” às mãos do saudoso compositor da Terra de Mestre Vitalino Carlos Fernando, que   produziu o frevo-canção “Grande Fla-Flu”, em pleno apogeu da série Vozes da América. A música gravado pela dupla  Lenini e Lula Queiroga, em 1984, foi um sucesso. Falava de um hipotético encontro das seleções de Caruaru e Pesqueira, em cenário bem característico do futebol interiorano de muitas décadas atrás. Vamos lá:

“Domingo de futebol no interior - De muito sol, muito gol - A seleção de Pesqueira - Caruaru enfrentou - Uma zabumba animava um frevo -Na locução Cordovil* - E alegria na cara da massa - Quando no campo aplaudiu – Arroz -Tinguinho E Trubano – Doutor - Do-Chefe -Zubai – Inhãe – Prãe – Nhô – Leré – Buiu - E não fugindo à regra - De todo Fla-Flu - O jogo terminou - Num grande sururu - Sururu, sururu, sururu”.

*Cordovil era o alagoano Cordovil Dantas,  sargento aposentado do Exército, comentarista nos primeiros anos de atividade da Rádio Difusora de Caruaru, hoje Rádio Jornal, inaugurada em 6 de setembro de 1951.   

 

Lenini-YouTube

 O comerciante José Teixeira, um ex-presidente do Central, avô da governadora Raquel Lyra, teve o cuidado de fazer a junção e formou uma hipotética seleção da Capital do Agreste, o que foi bem aproveitado por Carlos Fernando, num também hipotético jogo transmitido pelo locutor Cordovil Dantas, que marcou época na crônica esportiva caruaruense, no início da Rádio Difusora de Caruaru, início dos anos 50 do século passado. Eis a letra: “Domingo de futebol no interior - De muito sol, muito gol - A seleção de Pesqueira-Caruaru enfrentou-Uma zabumba animava um frevo-Na locução Cordovil-E alegria na cara da massa-Quando no campo aplaudiu-Arroz-Tinguinho-E Trubano-Doutor-Do-Chefe-Zubai-Inhãe-Prãe-Nhô-Leré-Buiu-E não fugindo à regra-De todo Fla-Flu-O jogo terminou-Num grande sururu-Sururu, sururu, sururu”.

Lula Queiroga-Wikipédia


 

Comentários